Visitaram este Blog

4/18/2024

1378 – Apocalipse 2.4 – O AMANTE DIVINO AINDA SE ENTRISTECE QUANDO SEU AMOR NÃO É CORRESPONDIDO.


“Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.” Apocalipse 2.4


#DEVOCIONAL:
Nesse contexto, o autor está se dirigindo à igreja de Éfeso, repreendendo-os por terem abandonado o fervor e a paixão inicial que tinham por Deus. A exortação é para que eles se arrependam e voltem ao seu primeiro amor espiritual.

“Tenho, porém, contra ti”
O Senhor Jesus acusa, pode ter sofrido, pode ter lutado, pode ter suportado as provas e refutado os falsos apóstolos, mas se faltar o amor anula todos os esforços de aparência de cristão. Algo andava mau, apesar de seu zelo.

“Deixaste o teu primeiro amor”
Não abandonado e esquecido (Não perdeu seu primeiro amor, mas deixou) o objetivo do mesmo, mas perdido o grau fervoroso que antes havia. Aqueles que têm muita bondade em si podem ter algo muito errado consigo, e o nosso Senhor Jesus, como um Mestre e Juiz imparcial, toma conhecimento de ambos. Embora Ele inicialmente observe o que é bom, e esteja pronto para mencionar isto, Ele também observa o que está errado e irá fielmente reprova-los por isso. O pecado de que Cristo acusou esta igreja foi à decadência e o declínio dela em santo amor e zelo. Cristo fica triste e descontente com o seu povo quando Ele os vê ficar negligentes e frios para com Ele.

Eles deixaram as alturas iniciais de sua devoção e desceram à planície da mediocridade, ou seja, se tornaram apóstatas. A aplicação para hoje está em Mateus 24.12 “Aumento da iniquidade, o amor de muitos esfriaria”

“...A primeira caridade”. (O primeiro amor). A presente expressão, não significa “declínio da fé” como alguns, mas, antes, sugere um esfriamento no amor (Mt 24.12). Cerca de 30 anos antes desta carta, a igreja de Éfeso, tinha ardente caridade (amor) para com “todos os santos” (cf. Ef 3.18). Paulo chegou até a convidá-los a participarem da “...largura, e a altura e a profundidade” do amor de Deus, “...que excede todo o entendimento” (Ef 3.18-19)

O amor, portanto é a primeira marca de uma igreja verdadeira e viva. Não deixe esfriar esse amor.

#ORAÇÃO:
Nesta vida é importante que, mesmo em nossa jornada de fé, devemos manter nosso relacionamento com Deus vivo e vibrante, não permitindo que as preocupações mundanas ou a rotina nos afastem dEle. O “primeiro amor” representa a devoção sincera e a busca constante por Deus, e essa advertência serve como um chamado à reflexão para todos nós. Não deixe esquecer o primeiro amor da nossa vida espiritual. Amém!

#christen
#edmarcos
#pastoredmarcos