Visitaram este Blog

4/21/2024

1381 – Apocalipse 2.7 – AO QUE VENCER...


“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.” Apocalipse 2.7

#DEVOCIONAL:

“Quem tem ouvidos para ouvir, ouça...”
    A frase “quem tem ouvidos, ouça” é uma exortação que aparece repetida com frequência nos registros acerca dos ensinos do Senhor Jesus durante seu ministério. Com algumas variações, diversas vezes Jesus Cristo declarou durante o seu ministério terreno: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”.

“Ouvir quem?”
    Essa exortação está presente no final de cada uma das cartas direcionadas às sete igrejas da Ásia Menor (Apocalipse 2:7,11,17,29; 3:6,13,22). Nas três primeiras ocorrências essa frase precede uma promessa. Já nas quatro últimas ocorrências essa frase sucede uma promessa. No livro do Apocalipse a exortação “quem tem ouvidos, ouça” é acompanhada por uma segunda parte: “o que o Espírito diz às igrejas”. Isso significa uma ordem para que o crente ouça atentamente e obedientemente as palavras de Jesus que fala através do Espírito Santo (cf. Atos 14:26; 15:26; 16:13,14; Atos 2:33). “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas” é uma exortação urgente e atual a todos nós.
    Tudo que o Espírito Santo diz que a Igreja deve voltar para a Cruz.

“... Ao que vencer...”
    Ao vencedor que no caso só é possível através de Jesus Cristo. Vejamos que cada carta enviada as sete igrejas termina com uma promessa ao vencedor, à pessoa, isto é, a quem obedecer à mensagem da carta e é vitorioso no conflito contra o mal. Neste caso Ele promete acesso ao vencedor à árvore da vida no paraíso de Deus, cujo fruto fora anteriormente proibido aos seres humanos caídos. Isso significa o gozo da vida eterna no céu.
    Note que, ou vencemos o pecado, o mundo, e Satanás, ou somos por eles vencidos, acabamos por sermos lançados no lago de vogo (2.11; 3,5; 20.15; 21.8)

Precisamos vencer todos os dias:
a) por seus próprios pecados facilmente assediadores;
b) sobre o mundo e suas tentações;
c) erro predominante;
d) pelos males e provações da vida, de modo que, em todos esses aspectos, mostre que seus princípios cristãos são firmes e inabaláveis.

“... a comer da árvore da vida...”.
O vencedor recebe a promessa de que se alimentará da árvore da vida. Este livro fecha com uma “bem-aventurança” sobre os que têm à “árvore da vida” (22.14). Em Apocalipse não aparece mais a “árvore da ciência do bem e do mal” (Gn 2.17), mas de um modo especial a “árvore da vida”. O comer da árvore da vida expressa a participação na vida eterna.

“... Que está no meio do paraíso de Deus”
O céu, representado como o paraíso. Ser permitido comer dessa árvore, isto é, do fruto dessa árvore, é apenas outra expressão que implica a promessa da vida eterna e de ser feliz para sempre. A palavra “paraíso” é de derivação oriental e é encontrada em várias línguas orientais. Aqui é usado para denotar o céu – um mundo comparado em beleza a um parque ou jardim ricamente cultivado. Conforme 2 Coríntios 12: 4 . O significado do Salvador é que ele o receberia que vencesse um mundo de felicidade; que ele permitiria que ele provasse o fruto que ali cresce, transmitindo vida imortal, e descansar em uma morada adequada de uma maneira que contribuísse em todos os sentidos para o desfrute. Ao cair, não foi permitido ao homem estender a mão e colher o fruto da árvore da vida no primeiro Éden, como teria feito se não tivesse caído; mas agora ele tem permissão para estender a mão e participar da árvore da vida no paraíso celestial. Assim, ele é restaurado ao que poderia ter sido se não tivesse transgredido comendo o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal; e no Paraíso Recuperado, as bênçãos do Paraíso Perdido serão mais do que recuperadas, pois o homem pode agora viver para sempre em um estado muito mais alto e mais abençoado do que o seu teria sido no Éden.

#ORAÇÃO:
Senhor Jesus, estou pronto para a exortação para prestar atenção às palavras e orientações do Espírito Santo. Muitas vezes, é usada como um chamado à reflexão e à obediência espiritual. Entendo que a mensagem central é sobre estar atento e receptivo ao que é divino e espiritual. Este convite para ouvir com o coração e seguir a orientação interior é para mim e todos os quantos lerem essa oração. Amém!

#christen
#edmarcos
#pastoredmarcos