4/26/2024

1386 – Apocalipse 2.12 – PÉRGAMO - VERDADE.

“E ao anjo da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios:” Apocalipse 2.12


#DEVOCIONAL:

Pérgamo na Bíblia

A cidade de Pérgamo é citada na Bíblia no livro do Apocalipse – que traz uma carta endereçada à comunidade cristã daquela cidade. De fato os crentes de Pérgamo não tinham vida fácil. Eles tinham de enfrentar todo o paganismo da religião greco-romana, e por isso constantemente eram alvos de perseguições violentas.

O fato de o Senhor Jesus Cristo dizer que em Pérgamo estava “o trono de Satanás” deixa muito claro que a situação dos crentes naquela cidade era realmente complicada. Inclusive, o próprio texto do Apocalipse menciona o nome de um mártir cristão – Antipas – que acabou sendo morto em Pérgamo (Apocalipse 2.13).

A infraestrutura, a economia e a religião da cidade de Pérgamo.
A cidade foi um centro cultural greco-romano de referência. O nome “Pérgamo” faz referência à indústria de um pergaminho antigo que era preparado de peles de animais na cidade. Além de esse tipo de pergaminho ser utilizado pelo povo da cidade para escrever, ele também era negociado. Inclusive, na cidade havia uma biblioteca que chegou a acumular aproximadamente duzentos mil rolos.

Nos tempos bíblicos do Novo Testamento, Pérgamo era cidade grande, com aproximadamente cento e cinquenta mil habitantes. A cidade também era famosa por sua escola de escultura e por ser um centro religioso importante. Na cidade havia muitos templos e altares pagãos. Em Pérgamo havia templos para Zeus, Atena Nicéfora, Dionísio Catégemo e Asclépio.


O grande altar de Zeus era o monumento religioso mais imponente da cidade, com mais de doze metros de altura. Esse altar ficou conhecido como o “Altar de Pérgamo”, e atualmente pode ser visto reconstruído no Museu de Pérgamo em Berlim. O altar de Asclépio também atraía muita gente, pois ele era cultuado como o deus da cura. Inclusive, seu símbolo era a serpente, que até hoje estampa os emblemas da medicina.

Quando os romanos passaram a controlar Pérgamo, também foram construídos altares dedicados aos imperadores romanos. Por isso Pérgamo era um centro da religião de Roma onde o culto ao imperador era praticado com frequentes ofertas sendo trazidas à imagem de César. O pro cônsul romano da cidade também tinha total autoridade para aplicar a pena capital entre os cidadãos. (Créditos https://estiloadoracao.com/)

Pérgamo representa o terceiro período do cristianismo, quando o império romano estabelece um papa para liderar todas as igrejas cristãs. Nesse período muitas falsas doutrinas invadiram o cristianismo. Entre elas a guarda do domingo. Entre os anos 313-538 d.C.

Pérgamo = Altura, Exaltação.
Pérgamo significa "cidadela"; ela estava localizada no cume de uma montanha. Essa esplêndida cidade era conhecida por seus muitos templos pagãos e uma grande biblioteca com cerca de 200.000 rolos (livros).

Três motivos para escrever a Igreja de Pérgamo (V.12)

1º - Maior Biblioteca do mundo – Daí o nome por ter matéria prima para fazer o pergaminho.


2º - Possuía o maior altar dos deuses gregos e a Acrópole.

3º - Era muito conhecido pela sua medicina, dedicado ao deus
da medicina Asklépius Soter (Símbolo de uma serpente). Utilizado até nos dias atuais como símbolo da medicina.

deus da medicina Asklépius Soter

“... aquele que tem a espada aguda de dois fios...”
Símbolo da Palavra de Deus.

#ORAÇÃO:
Senhor Jesus que tem a Palavra aguda e afiada como espada de dois fios, que fala e todos obedecem. Ajude a mim e todos que estão lendo esse estudo para que possamos te seguir cada vez mais em retidão e amor. Amém!


#christen
#edmarcos
#pastoredmarcos