“O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”. Apocalipse 3.5-6
#DEVOCIONAL:
“O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas”
Como em Apocalipse 6.9-11, o salvo recebe a vestidura branca pela misericórdia de Deus. (Rm 3.23)
“O que vencer”: Refere-se àqueles que permanecem fiéis a Jesus, apesar das provações e aflições terrenas.
“Será vestido de vestes brancas”: As vestes brancas são frequentemente usadas na Bíblia como um símbolo de pureza e retidão. Para ser um vencedor há necessidade de permanecer em santidade durante sua vida terrena. A grande recompensa prometida ao cristão vencedor.
Estar vestido de “vestes brancas” significa ter sido separado e purificado por Deus. Cristo prometeu honras futuras e vida eterna aqueles que permanecerem na fé.
“De maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida;”
“E de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida”: O “livro da vida” é mencionado várias vezes na Bíblia e é entendido como o registro de todos aqueles que têm a vida eterna com Deus. Isso confirma que o nome do cristão pode ser riscado.
A Palavra de Deus não falha, e o Criador falou, de forma irrefragável, que todo aquele que pecar será riscado do livro da vida. (Êx 32.33; Sl 69.27-29). O rei Davi sabia que seu nome estava escrito no livro da vida por que tinha prazer em fazer a vontade de Deus e guardava a Palavra de Deus em seu coração, (Sl 40.6-8). Precisamos ter essa disposição comum em todos os momentos de nossa vida para alcançar o céu.
Livro da vida simboliza o conhecimento de Deus de quem pertence a Ele. Todas essas pessoas têm presença garantida no livro da vida, e são apresentadas, aos exércitos do céu, como pertencentes a Cristo (Lc 12.8-9).
Mesmo os que já morreram nesta vida, mas foram fieis, tem uma promessa de salvação com o nome escrito no Livro da Vida, conforme Daniel 12:1-3 “Naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo; e haverá um tempo de tribulação, qual nunca houve desde que existiu nação até aquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro. E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno. Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que converterem a muitos para a justiça, como as estrelas sempre e eternamente.” Estes versículos o profeta Daniel está dirigindo para o grande sofrimento que está reservado para o povo de Israel nos anos vindouros. Mas o Livro da Vida é para todos os Salvos, vivo ou no pó da terra. Se o nome não estiver neste Livro, não tem direito da vida eterna com o Senhor. Vale lembrar que depois de morto, não tem mais sustentação bíblica para o Senhor colocar o nome no Livro da Vida. Somente em vida, todos tem o livre arbítrio para escolher onde estará na vida eterna ou vergonha eterna (perdição eterna).
“E confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos”:
Jesus está prometendo reconhecer essas pessoas fiéis perante Deus e os anjos. “Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus.” Mateus 10.32-33
Encerra a carta com “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”, ou seja, não adianta só ouvir, é necessário praticar segundo o que o Espírito diz, e não o que eu quero, mas sim o que Deus quer que eu faça.
#ORAÇÃO:
Querido Senhor Jesus Cristo. A passagem é uma promessa feita por Ti às pessoas que permanecem fiéis a Ele. Eu venho pedir misericórdia para que possa permanecer fiel, e continuar com o meu nome escrito no Livro da Vida, para ter vida eterna com o Senhor no porvir. Amém!
#christen
#edmarcos
#pastoredmarcos