“E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.” Apocalipse 12.9
DEVOCIONAL:
O grande dragão, foram lançados à terra. Não quando Satanás foi expulso pela primeira vez do céu, mas sua exclusão definitiva. Explicação da sua hostilidade intensa contra o povo de Deus nos últimos dias (V 12-17).
“E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás,”
Esse grande dragão se refere a sua tendência de “roubar, matar e destruir” (Jo 10.10); ele é a antiga serpente porque em sua primeira aparição na Bíblia, ele se transformou em uma serpente; portanto, ele é a serpente ardilosa e traidora que provocou toda a maldição.
“que engana todo o mundo”
O engano é sua arma principal; ele engana e ele mesmo é enganado.
“ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.”
Pronuncia o princípio do fim deste monstro perverso.
O Diabo não é um símbolo ou uma lenda; é uma personalidade muito real. Originalmente, Satanás era um anjo de Deus que, devido ao seu orgulho se corrompeu. O diabo é inimigo de Deus e constantemente tenta impedir sua obra. No entanto, ele esta limitado pelo poder de Deus e só faz o que lhe é permitido (Jó 1.6-2.8).
O nome Satanás quer dizer acusador (12.10). Ele esta ativamente procurando pessoas para atacar (1 Pe 5.8,9). Satanás gosta de perseguir os crentes que são vulneráveis em sua fé, espiritualmente francos ou que se encontram isolados de outros crentes.
Satanás será julgado, (já foi condenado) e um dia será lançando no lago de fogo e enxofre (eternamente amarrado) para nunca mais voltar a praticar suas obras malignas (Ap 20.10).
O que a Bíblia diz sobre a queda de Satanás?
A Bíblia menciona a queda de Satanás em várias passagens, cada uma oferecendo diferentes perspectivas sobre o evento:
Isaías 14:12-15: Esta passagem é frequentemente interpretada como uma referência à queda de Satanás, descrevendo a queda de uma figura chamada “estrela da manhã” ou “Lúcifer” que tentou se elevar acima de Deus, mas foi lançado ao inferno.
Ezequiel 28:12-17: Embora esta passagem se refira ao rei de Tiro, muitos estudiosos acreditam que ela também simboliza a queda de Satanás, descrevendo um ser perfeito e belo que se tornou orgulhoso e foi expulso do monte santo de Deus.
Lucas 10:18: Jesus diz: “Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago”, o que é interpretado como uma referência à derrota de Satanás.
Apocalipse 12:7-9: Esta passagem descreve uma batalha no céu, onde Miguel e seus anjos lutam contra o dragão (Satanás) e seus anjos. Satanás é derrotado e lançado à terra.
Essas passagens juntas formam uma imagem da queda de Satanás como um ser que se rebelou contra Deus, foi derrotado e expulso do céu.
ORAÇÃO:
Querido Deus e Senhor de todos os seres, embora saibamos que Satanás está perseguindo os seguidores de Cristo, o seu trabalho nesse mundo está sob o controle de Deus. E Jesus tem poder total sobre Satanás. Jesus o derrotou quando morreu e ressuscitou pelos pecados do mundo. Por isso o aceitamos como nosso Salvador. Amém!