Visitaram este Blog

1/29/2025

1664 – Apocalipse 19:7 – A SUA ESPOSA SE APRONTOU


“Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou.” Apocalipse 19.7


DEVOCIONAL:
Na cronologia do capítulo 19 que vamos estudar posteriormente, vemos a “noiva” (Igreja, 2 Co. 11.2) já no céu, antes da vinda de Cristo à terra. Os intérpretes veem aí uma indicação de que a igreja já foi arrebatada antes da vinda de Cristo, conforme Ap. 19.11-21. Duas razões para isso:

1 - A noiva (cf. 21.2) está totalmente preparada no céu, para “as bodas do Cordeiro”, logo, a igreja já deve ter sido arrebatada, achando-se no céu.

2 - A noiva, já no céu, esta vestida com “as justiças dos santos”, seus atos de retidão (v. 8).

Para os atos de retidão dos santos serem completos, eles precisam estar no céu e libertos de toda a impureza.

A voz, além de glorificar o Altíssimo, convida a todos que estão louvando (v.5) a se alegrar exultar e dar glória a Deus, “porque são chegadas as bodas do cordeiro”. (A festa do casamento das bodas, era a maior festa conhecida no judaísmo, podia durar vários dias).

Não há palavras para expressar a grandeza e a beleza da união da igreja com o Senhor. O crente em Cristo sabe pela fé como será esse perfeito bem-estar na volta de Jesus (1 Pe 1.7-9). Os filhos de Deus amam aquele que, como Cordeiro sacrifical, renunciou e tornou possível essa indizível alegria. É a ocasião na qual se cumprem as profecias de Isaías 54.5-17; Ez 16.7-14.

ESTRUTURA
1. Chamado à alegria: "Alegrai-vos e exultai, porque o casamento do Cordeiro chegou".
Todos os redimidos estão a ponto de unir-se em Santo Matrimônio ao Cordeiro que os salvou. Deus o fez possível para que a humanidade fosse Redimida e assim o fez pelo sacrifício de Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo.

2. União do Cordeiro: "a sua esposa já está preparada".
Chegou então a hora da verdadeira noiva, a igreja, também se enfeitar, mas, com vestes de pureza aceitas diante do todo-poderoso.

3. Pureza e justiça: "vestida de linho fino, limpo e resplandecente".
Apresenta a cena que acontecerá no Céu imediatamente antes da Segunda Vinda. A “esposa é” os redimidos pro todos os tempos.

SIGNIFICADO
1. Celebração da união entre Deus e seu povo.
2. Realização da promessa messiânica.
3. Pureza e justiça da Igreja.
4. Preparação para a vida eterna.

ELEMENTOS SIMBÓLICOS
1. Cordeiro: Jesus Cristo.
2. Esposa: a Igreja.
3. Linho fino: pureza e justiça.
4. Casamento: união eterna.

MENSAGEM TEOLÓGICA
1. Deus cumpre suas promessas.
2. A Igreja é chamada à santidade.
3. A união com Deus é eterna.
4. Alegria e esperança na vida futura.

REFERÊNCIAS BÍBLICAS
1. Apocalipse 19:6-9 (casamento do Cordeiro).
2. Apocalipse 21:1-4 (Nova Jerusalém).
3. Efésios 5:25-27 (Cristo e a Igreja).
4. Mateus 25:1-13 (parábola das virgens sábias).

ORAÇÃO:
Senhor sabemos que o casamento do Cordeiro é uma linguagem figurada de um casamento para expressar o relacionamento íntimo entre Deus e o seu povo (Igreja salva) que tem raízes nos escritos proféticos do Antigo Testamento (Is 54.5-7; Os 2.19) e no Novo Testamento (Mt 22.2-14; Ef 5.32). Hoje oramos para que cada leitor possa ter esse relacionamento íntimo com o Criador. Amém!