2/09/2025

1675 – Apocalipse 19:18 – O BANQUETE DO JUÍZO DIVINO


“Para que comais a carne dos reis, e a carne dos tribunos, e a carne dos fortes, e a carne dos cavalos e dos que sobre eles se assentam; e a carne de todos os homens, livres e servos, pequenos e grandes.” Apocalipse 19.18


DEVOCIONAL:
Apocalipse 19:18 descreve o banquete do juízo divino:

Indica o fato de que o Poder do Deus Onipotente não passa por cima daqueles nesta Terra que pensam que são “grandes”. O julgamento será idêntico para todos (Ez 39.18-20).

Segundo o comentários de Albert Barnes:
Para que comereis a carne dos reis – Dos reis sob o controle da besta e do falso profeta, Apocalipse 16:14 ; Apocalipse 17: 12-14 .

E a carne dos capitães – Dos subordinados aos reis no comando. A palavra grega é chiliarchon – “chiliarchs” – que denota capitães de mil, ou, como deveríamos dizer, comandantes de um regimento. A palavra “coronel” melhor transmitiria a ideia conosco; como ele é o comandante de um regimento, e um regimento é geralmente composto por cerca de mil pessoas.

E a carne de homens poderosos – A palavra aqui significa “forte”, e a referência é ao soldado robusto – na hierarquia do exército.

E a carne dos cavalos e dos que estão assentados sobre eles – Cavalaria, para a maioria dos exércitos, é composta por parte de cavaleiros.

E a carne de todos os homens, livres e escravos – homens livres e escravos. Não é incomum que homens livres e escravos se misturem no mesmo exército.

Pequenos e grandes – jovens e velhos; de tamanho pequeno e de grande tamanho; dos humildes e dos exaltados. De fato, é comum na maioria dos exércitos que uma parcela considerável dos alistamentos seja dos primeiros anos de vida; além disso, é comum empregar meros meninos em vários serviços sobre um acampamento com 18 anos de idade.

ESTRUTURA
1. Convite aos pássaros (Apocalipse 19:17-18).
2. Julgamento dos inimigos de Deus (Apocalipse 19:18-21).
3. Vitória do Cavaleiro Branco (Apocalipse 19:11-16).

SIGNIFICADO
1. Julgamento final dos inimigos de Deus.
2. Vitória de Jesus Cristo.
3. Cumprimento das profecias bíblicas.

ELEMENTOS SIMBÓLICOS
1. Pássaros: instrumentos de julgamento.
2. Banquete: representação do juízo final.
3. Cavaleiro Branco: Jesus Cristo.

MENSAGEM TEOLÓGICA
1. Deus julgará os inimigos.
2. A vitória pertence a Jesus Cristo.
3. O juízo final é inevitável.

REFERÊNCIAS BÍBLICAS
1. Apocalipse 19:11-21 (Cavaleiro Branco).
2. Ezequiel 39:17-20 (banquete dos pássaros).
3. Mateus 24:27-31 (juízo final).
4. 1 Coríntios 15:50-57 (vitória sobre a morte).

ORAÇÃO:
Uma terrível mortandade está sendo relatado neste texto, são tanto de homens como de animais como cavalos, não sobrará ninguém que se opôs a Deus durante a grande tribulação. A ruína do sistema do anticristo chegará ao fim, agora a ruída desta estrutura, em toda a sua riqueza, servirá para confirmar plenamente o caminho de Jesus na sua Segunda Vinda. Deus julgará os seus inimigos. Não seja inimigo de Deus para não perder sua Salvação, mas procure o Salvador Jesus Cristo. Amém!