“E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.” Apocalipse 19.20
DEVOCIONAL:
Apocalipse 19:20 descreve a derrota e o julgamento do Anticristo e do Falso Profeta:
A arma principal de Satanás é o engano, sendo assim o destino do Anticristo e do Falso Profeta e todos que estiverem por detrás deles, será o Lago de Fogo, a segunda morte, o destino eterno.
ESTRUTURA DESSE TEXTO
1. O Anticristo e o Falso Profeta são capturados (Apocalipse 19:20).
O Anticristo e o Falso Profete, com todo o poder que ainda possuíam, foram imobilizados com a vinda do Senhor. A verdade, a realidade da Palavra de Deus se manifestou, e a mentira revelou o mal de onde procede (Jo 8.44).
Ambos foram capturados na batalha do Armagedom.
2. Julgamento e condenação (Apocalipse 19:20-21).
Depois de declarar a sua culpa esses auxiliares da serpente foram lançados vivos no lago de fogo. Vivos quer dizer conscientes, e sofrerão pela eternidade o castigo do juízo do Criador.
3. Vitória final de Jesus Cristo (Apocalipse 19:11-16).
Cumprimento da profecia de 2 Tessalonicenses 2.8
SIGNIFICADO
1. Derrota dos inimigos de Deus.
2. Fim do engano e da opressão.
3. Estabelecimento do Reino de Deus.
ELEMENTOS SIMBÓLICOS
1. Anticristo: oponente de Deus.
2. Falso Profeta: propagador de falsidades.
3. Fogo e enxofre: julgamento divino.
4. Lago de Fogo: castigo eterno.
MENSAGEM TEOLÓGICA
1. Deus julgará os inimigos.
2. A verdade prevalecerá.
3. O Reino de Deus será estabelecido.
REFERÊNCIAS BÍBLICAS
1. Apocalipse 13:1-18 (Anticristo e Falso Profeta).
2. Daniel 7:13-14.
3. Mateus 24:27-31.
4. 2 Tessalonicenses 2:1-12.
ORAÇÃO:
João descreve o falso profeta e a sua religião mediante uma só característica destacada como enganosa, operando sinais, maravilhas e milagres com uso de demônios. A conclusão é óbvia: nos últimos dias, aqueles que forem fiéis a Cristo e aos seus mandamentos (cf. 14.12) não devem avaliar a verdade tão somente por haver sucesso ou milagres. O próprio Senhor adverte solenemente: “porque surgirão falsos cristos e falsos profetas e farão tão grandes sinais e prodígios, que, se possível fora, enganariam até os escolhidos” (Mt 24.24). Senhor Jesus vem ajudar a cada um de nós a não ficar na Grande Tribulação, mas estar a salvos com Cristo. Amém!