“E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou.” Apocalipse 20:9
DEVOCIONAL:
Apocalipse 20:9 descreve a derrota final das forças do mal:
No fim dos tempos, os poderes satânicos ocuparão todo espaço no mundo intelectual, social, espiritual e físico, para tentar destruir o restante do povo de Deus. O Qual, nesta passagem está sendo denominada de:
A) “Acampamento ou arraial dos santos”. Essa caracterização da igreja lembra Israel na caminhada pelo deserto para a terra prometida. Hoje também somos conduzidos como povo de Deus através da Nova Aliança pelo deserto da vida, da solidão das privações e da tribulação (Jo 16.33; 1 ts 3.3-4; At 14.22, etc.) em direção ao verdadeiro descanso.
B) “Cidade amada” Jerusalém, muitas vezes se identifica com o povo de Israel, o povo amado pelo Pai celestial, tato na época do Novo como do Antigo Testamento (Sl 78.68;87.2; Is 43.4, etc.).
A ira de Satanás se dirige, portanto contra a igreja (Ap 12.17), pois somente os restantes de Israel, o corpo de Jesus Cristo, é que o diabo pode ainda ameaçar e prejudicar. Essa multidão seduzida por Satanás quer exterminar a igreja em sua fraqueza terrena. Ao marchar contra o povo de Deus, na realidade marcham contra a vontade do Criador. Em sua prepotência e arrogância não lhes é concedido batalhar, mas estão sendo consumidos no juízo de Deus (fogo do céu).
CONTEXTO
Após a soltura de Satanás, as nações são enganadas e se unem contra Deus. Não tem bem claro de onde vem essa multidão de pessoas enganadas, e quem serão elas, a Palavra declara que será um número expressivo de enganados. Esses também perecerão no fogo que cai do céu.
ANÁLISE
1. Ataque às forças de Deus: As nações cercam os santos e Jerusalém.
2. Intervenção divina: Fogo do céu consome os inimigos de Deus.
3. Derrota de Satanás: Ele é lançado no lago de fogo para tormento eterno.
SIGNIFICADO TEOLÓGICO
1. Vitória final de Deus: O bem triunfa sobre o mal.
2. Justiça divina: Deus julga os rebeldes.
3. Salvação dos fiéis: Proteção divina.
ENSINAMENTOS PRÁTICOS
1. Fé e perseverança são recompensadas.
2. Deus protege seus fiéis.
3. O mal será derrotado.
REFERÊNCIAS BÍBLICAS
1. Apocalipse 20:1-15
2. Ezequiel 38-39
3. Mateus 25:41
4. 2 Tessalonicenses 1:7-10
ORAÇÃO:
Senhor Jesus Cristo, sabemos que Satanás virá com seu exército contra Jerusalém, cujo ataque será o último contra essa cidade. Onde o senhor despachará rapidamente esta insurreição. De fato, dá-se pouca informação quanto a este acontecimento, como é evidente. Mas cremos e sabemos da vitória do Senhor para sempre. Amém!