Visitaram este Blog

2/27/2025

1693 – Apocalipse 21:4 – A ELIMINAÇÃO DO SOFRIMENTO E DA MORTE


“E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.” Apocalipse 21:4


DEVOCIONAL:
Apocalipse 21:4 descreve a eliminação do sofrimento e da morte:
O conforto que essas palavras desse versículo nos transmitem, falando da consequência da comunhão com o Pai celestial, dá-nos alento para continuar firmes no Caminho.

CONTEXTO
Deus cria um novo céu e uma nova terra, e a Nova Jerusalém é apresentada.
O apóstolo João ainda não vê o paraíso, mas ouvi a grande voz que fala dos problemas do homem que em breve acabarão. O homem, enquanto viver neste mundo, não conhece a plena alegria e felicidade. Junto desse lugar à perfeição do bem estar na presença do Senhor.

ANÁLISE
1. Fim da morte: Não haverá mais morte.
A morte, segundo as Escrituras, tem um duplo sentido. De um lado, é o fim da vida terrena e do outro, é vista como um poder satânico personificado que leva justamente à sua maneira de ser: à morte. Como inimigo, ela ameaça a vida e a destrói. Subjuga o homem e o arranca de toda animação vivente (Sl 18.4-5). Seu poder sobre o homem vem desde o começo (Rm 5.14) e alcança a todos (primeira e segunda morte Ap 20.6).

Três atitudes expressam um mundo dominado pela morte. O Luto, a imensa tristeza provocada pela perda de um ente querido, a manifestação do desespero, do sofrimento e da dor da alma que magoam e enfraquecem. Tudo isso não tem mais lugar junto a Deus, na nova criação.

2. Fim do luto: Não haverá mais tristeza.
Na realidade “E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima” ver no grego que diz “cada lágrima” e se refere a lágrima de pena.

3. Fim da dor: Não haverá mais sofrimento.
Fim do pecado e as consequências

4. Renovação total: Tudo é restaurado à perfeição.
“Porque já as primeiras coisas são passadas” refere-se ao efeito total da queda.

SIGNIFICADO TEOLÓGICO
1. Vitória final de Deus sobre o mal.
2. Realização da promessa de salvação.
3. Nova criação, livre do pecado.
4. Eternidade de alegria e paz.

ENSINAMENTOS PRÁTICOS
1. Busque a salvação em Jesus Cristo.
2. Viva com esperança e propósito.
3. Cultive uma relação íntima com Deus.
4. Prepare-se para a eternidade.

REFERÊNCIAS BÍBLICAS
1. Apocalipse 21:1-22:5
2. Isaías 25:8
3. 1 Coríntios 15:55-57
4. 2 Coríntios 5:1-5

ORAÇÃO:
Limpará toda lágrima. Os efeitos do pecado, tais como a tristeza, a dor, a mágoa e a morte, já se foram para sempre, porque as coisas más do primeiro céus e da primeira terra foram-se completamente. Os crentes apenas se lembrarão das coisas santas que valem a pena ter na memória: decerto não se lembrarão do que lhe causariam tristeza (Is 65.17). Momento de glorificar o Nome do Senhor Jesus. Amém!