“E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas às coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.” Apocalipse 21:5
DEVOCIONAL:
Apocalipse 21:5 descreve a renovação celestial:
CONTEXTO
Deus, sentado no trono, declara que tudo será renovado.
Acontece algo incomum no livro de Apocalipse, somente nestes versículos 5-8 o Pai celestial fala pessoalmente. Ele mesmo testemunha e garante a realidade das coisas, tanto para o conforto dos filhos de Deus da época do apóstolo, como para a nossa geração por meio dos v. 5-7.
Isso para advertência daqueles que se mantêm rebeldes ao eterno propósito de Deus, v.8. Essas palavras do Todo Poderoso são tão importantes para todo ser humano que Ele mandou escrevê-las “Eis que faço novas todas às coisas”, referindo-se ao céu e à nova terra (Ap 21.1). Pela fé, o homem de Deus do Antigo e do Novo Testamento vislumbrava esta nova criação e tinha certeza da terra prometida e feliz.
Agora se realizou a mudança fundamental da criação material imperfeita e passageira para a criação espiritual perfeita e eterna. O eterno propósito do Criador foi cumprido. O sétimo dia, o dia sem fim começou.
ANÁLISE
1. Renovação divina: Deus restaura todas as coisas.
2. Fidelidade divina: Deus cumpre suas promessas.
3. Nova criação: Céu e terra renovados.
4. Eternidade: Vida sem fim.
SIGNIFICADO TEOLÓGICO
1. Vitória final de Deus.
2. Realização da salvação.
3. Nova criação, livre do pecado.
4. Eternidade de alegria e paz.
ENSINAMENTOS PRÁTICOS
1. Confie na fidelidade divina.
2. Busque a salvação em Jesus Cristo.
3. Viva com esperança e propósito.
4. Cultive intimidade com Deus.
REFERÊNCIAS BÍBLICAS
1. Apocalipse 21:1-22:5
2. Isaías 43:18-19
3. 2 Coríntios 5:17
4. Efésios 2:10
ORAÇÃO:
Sei que toda palavra é Verdadeira, e Deus será “Fiel” para levá-la a cabo também. Muitas vezes não somos tão fieis a sua Palavra, mas Deus continua sendo, por isso hoje o pedido é que a sua misericórdia nos alcance, e possamos ouvir a sua Palavra e obedecer por inteiro. Amém!