2/04/2025

1730 – LEITURA DIÁRIA - O FILHO É IGUAL COM O PAI – (Lição 06 CPAD 1º Trimestre 2025)


 
LEITURA DIÁRIA: Segunda

O termo “filho” na Bíblia indica, muitas vezes, “a mesma espécie”

“Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?” Salmos 8:4

A lição 06 do dia 09 de fevereiro de 2025, fala do tema “O Filho é Igual com o Pai” tendo como texto áureo Hebreus 1:8.

“Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de equidade é o cetro do teu reino.”(Hb 1.8)

CONTEXTO
O Salmo 8 é um hino de louvor a Deus, que expressa a admiração do salmista diante da criação de Deus e da posição do ser humano nela.

ANÁLISE
1. Que é o homem? O salmista pergunta retoricamente sobre a importância do ser humano diante da grandiosidade da criação de Deus.

2. Para que te lembras dele?: O salmista se admira de que Deus se lembre do ser humano, apesar de sua pequenez e fragilidade.

3. O filho do homem, para que o visitas?: O salmista se maravilha de que Deus se preocupe com o ser humano e o visite, apesar de sua condição humana.

Nesta segunda o texto mostra que o filho tem a mesma espécie do Pai. Indica igualdade de natureza, ou seja, mesma substância.

SIGNIFICADO TEOLÓGICO
1. A criação de Deus: O versículo destaca a grandiosidade e a beleza da criação de Deus.

2. A posição do ser humano: O versículo enfatiza a importância do ser humano diante da criação de Deus, apesar de sua pequenez e fragilidade.

3. A providência de Deus: O versículo destaca a providência e o cuidado de Deus para com o ser humano.

ENSINAMENTOS PRÁTICOS
1. Aprecie a criação de Deus: O versículo nos lembra de apreciar a beleza e a grandiosidade da criação de Deus.

2. Reconheça a importância do ser humano: O versículo nos lembra de reconhecer a importância do ser humano diante da criação de Deus.

3. Confie na providência de Deus: O versículo nos lembra de confiar na providência e no cuidado de Deus para conosco.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE – João 10.30-38
30 Eu e o Pai somos um.

31 Os judeus pegaram então outra vez em pedras para o apedrejar.

32 Respondeu-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas procedentes de meu Pai; por qual destas obras me apedrejais?

33 Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia; porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo.

34 Respondeu-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Sois deuses?

35 Pois, se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida, e a Escritura não pode ser anulada,

36 àquele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, vós dizeis: Blasfemas, porque disse: Sou Filho de Deus?

37 Se não faço as obras de meu Pai, não me acrediteis.

38 Mas, se as faço, e não credes em mim, crede nas obras; para que conheçais e acrediteis que o Pai está em mim e eu nele.

CONSIDERAÇÕES:
Durante toda a semana do dia 03 a 09 de fevereiro de 2025 a lição 06 da CPAD do 1º trimestre, vai abordar O filho de Deus tendo os mesmos atributos de Deus.

Os objetivos dessa lição são:
1) Mostrar a doutrina bíblica da relação entre Deus Pai e o Filho Unigênito;

2) Refutar biblicamente a heresia do Subordinacionismo;
O Subordinacionismo é uma heresia teológica que surgiu no século III e se desenvolveu ao longo da história da Igreja. Essa heresia questiona a natureza e o status de Jesus Cristo em relação a Deus Pai.

Definição
O Subordinacionismo é a crença de que Jesus Cristo é inferior a Deus Pai em termos de natureza, poder e autoridade. Essa heresia nega a divindade plena de Jesus Cristo e o coloca em uma posição subordinada em relação a Deus Pai.

Características
Algumas das características principais do Subordinacionismo incluem:
1. Negativa da divindade plena de Jesus Cristo: O Subordinacionismo nega que Jesus Cristo seja plenamente Deus, argumentando que Ele é apenas um ser criado ou um anjo.

2. Subordinação de Jesus Cristo a Deus Pai: O Subordinacionismo coloca Jesus Cristo em uma posição subordinada em relação a Deus Pai, argumentando que Ele é inferior em termos de poder e autoridade.

3. Rejeição da Trindade: O Subordinacionismo frequentemente rejeita a doutrina da Trindade, argumentando que Deus é um ser único e não uma unidade de três pessoas distintas.

Consequências
O Subordinacionismo tem várias consequências teológicas e práticas, incluindo:

1. Negativa da salvação: Se Jesus Cristo não é plenamente Deus, então Ele não pode ser o Salvador do mundo.

2. Rejeição da autoridade de Jesus Cristo: Se Jesus Cristo é subordinado a Deus Pai, então Ele não tem autoridade para governar a Igreja ou julgar os homens.

3. Desestabilização da doutrina da Trindade: O Subordinacionismo pode levar a uma visão distorcida da natureza de Deus e da relação entre as pessoas da Trindade.

Resposta da Igreja
A Igreja Católica e as igrejas ortodoxas e algumas Evangélicas rejeitaram o Subordinacionismo como uma heresia. O Concílio de Nicéia (325 d.C.) e o Concílio de Constantinopla (381 d.C.) afirmaram a divindade plena de Jesus Cristo e a Trindade como dogmas fundamentais da fé cristã.

Conclusão
O Subordinacionismo é uma heresia que nega a divindade plena de Jesus Cristo e o coloca em uma posição subordinada em relação a Deus Pai. Essa heresia tem consequências teológicas e práticas graves e foi rejeitada pela Igreja como uma doutrina falsa.


3) Exemplificar como o Subordinacionismo está presente na atualidade