LEITURA DIÁRIA DA EBD: Sábado 15/02/2025
“E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória.” 1ª Timóteo 3:16
CONTEXTO
A carta de Paulo a Timóteo é uma carta pastoral que visa orientar Timóteo em sua liderança na igreja de Éfeso. No capítulo 3, Paulo está discutindo as qualificações e responsabilidades dos líderes da igreja.
ANÁLISE
1. "E sem controvérsia, a grande verdade da piedade é esta": Paulo está enfatizando que a verdade da piedade é uma questão fundamental e não deve ser objeto de controvérsia.
2. "Que Ele foi manifestado em carne": Paulo está se referindo à encarnação de Jesus Cristo, que é a manifestação de Deus em forma humana.
3. "Foi justificado em Espírito": Paulo está se referindo à ressurreição de Jesus Cristo, que é a justificação de sua missão e propósito.
4. "Viu por anjos": Paulo está se referindo à aparição de Jesus Cristo aos anjos após sua ressurreição.
5. "Pregou aos gentios": Paulo está se referindo à missão de Jesus Cristo de pregar o evangelho aos gentios (não judeus).
6. "Foi crido no mundo": Paulo está se referindo à aceitação de Jesus Cristo como o Messias e Salvador do mundo.
7. "Foi recebido em glória": Paulo está se referindo à ascensão de Jesus Cristo ao céu, onde Ele foi recebido em glória.
SIGNIFICADO TEOLÓGICO
1. A encarnação de Jesus Cristo: O versículo enfatiza a importância da encarnação de Jesus Cristo, que é a manifestação de Deus em forma humana.
2. A justificação de Jesus Cristo: O versículo também enfatiza a justificação de Jesus Cristo, que é a ressurreição e a confirmação de sua missão e propósito.
3. A missão de Jesus Cristo: O versículo destaca a missão de Jesus Cristo de pregar o evangelho aos gentios e de ser o Salvador do mundo.
ENSINAMENTOS PRÁTICOS
1. A importância da fé em Jesus Cristo: O versículo enfatiza a importância da fé em Jesus Cristo como o Messias e Salvador do mundo.
2. A necessidade de pregar o evangelho: O versículo também enfatiza a necessidade de pregar o evangelho a todos os povos e nações.
3. A glória de Jesus Cristo: O versículo destaca a glória de Jesus Cristo, que é a manifestação de sua divindade e poder.
REFERÊNCIAS BÍBLICAS
1. João 1:1-14
2. Romanos 1:3-4
3. 1 Coríntios 15:3-8
4. Hebreus 1:1-3
CONSIDERAÇÕES:
Jesus ao encarnar, nascer de uma virgem, teve sua missão, trazer às boas novas a humanidade, isso tudo aconteceu porque Deus queria falar com a humanidade, de forma bem presente, e para isso se fez humano e habitou entre nós. A natureza humana e divina de Jesus é de fato sem contradição, uma doutrina real, bíblica e devemos difundir sem criar fantasias heréticas, simplesmente ter fé e acreditar no milagre divino, onde muitas vezes o milagre não vai haver uma explicação lógica e humana.