2/17/2025

1742 – LEITURA DIÁRIA da EBD – Mateus 4:23-25 – Jesus caminhava por toda a Galileia, pregando, ensinando e curando enfermos




LEITURA DIÁRIA DA EBD -  LIÇÃO 8 CPAD: 
Segunda 17/02/2025

23 E percorria Jesus toda a Galileia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo. 24 E a sua fama correu por toda a Síria, e traziam-lhe todos os que padeciam acometidos de várias enfermidades e tormentos, os endemoninhados, os lunáticos, e os paralíticos, e ele os curava. 25 E seguia-o uma grande multidão da Galileia, de Decápolis, de Jerusalém, da Judeia, e de além do Jordão. Mateus 4:23-25



Mateus 4:23-25 é um trecho bíblico que faz parte do Evangelho de Mateus e descreve o início do ministério de Jesus Cristo. Aqui está uma explicação e um esboço do trecho:

O Senhor Jesus não viveu como anacoreta, ou seja, como monge ou eremita em retiro solitariamente, isolado da sociedade, e nem ensinou essa prática aos seus discípulos. Pelo contrário, a narrativa bíblica descreve que Ele teve vida social e religiosa. A presente lição pretende mostrar alguns aspectos da experiência humana de Cristo.

CONTEXTO
Jesus havia sido batizado e tentado no deserto, e agora estava pronto para iniciar seu ministério. Ele começou a pregar em Galileia, anunciando o Reino de Deus.

Jesus caminhava por toda a Galileia, pregando, ensinando e curando enfermos

ANÁLISE
1. "E Jesus percorria toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do Reino e curando todas as doenças e enfermidades entre o povo." (Mateus 4:23): Jesus começou a pregar e ensinar nas sinagogas, anunciando o Reino de Deus. Ele também curou muitas doenças e enfermidades.

2. "E a sua fama se espalhou por toda a Síria, e trouxeram-lhe todos os enfermos, possessos, lunáticos e paralíticos, e Ele os curou." (Mateus 4:24): A fama de Jesus se espalhou rapidamente, e as pessoas de toda a Síria vieram até Ele para serem curadas.

3. "E grandes multidões o seguiram da Galileia, Decápolis, Jerusalém, Judeia e do outro lado do Jordão." (Mateus 4:25): Jesus atraiu grandes multidões de pessoas de todas as regiões, incluindo a Galileia, Decápolis, Jerusalém, Judeia e do outro lado do Jordão.

SIGNIFICADO TEOLÓGICO
1. O ministério de Jesus: O trecho destaca o início do ministério de Jesus, que foi caracterizado por sua pregação, ensino e cura de doenças.

2. A autoridade de Jesus: Jesus demonstrou sua autoridade ao curar doenças e enfermidades, o que atraiu grandes multidões de pessoas.

3. O Reino de Deus: O trecho também destaca a importância do Reino de Deus, que foi o tema central da pregação de Jesus.

ENSINAMENTOS PRÁTICOS
1. A importância da pregação: O trecho destaca a importância da pregação e do ensino na igreja.

2. A autoridade de Jesus: O trecho também destaca a autoridade de Jesus, que é o fundamento da nossa fé.

3. A cura e a restauração: O trecho mostra que Jesus é capaz de curar e restaurar as pessoas, tanto física quanto espiritualmente.

REFERÊNCIAS BÍBLICAS
1. Mateus 3:13-17
2. Lucas 4:14-30
3. João 1:1-14
4. Atos 10:38

CONSIDERAÇÕES:

“A ENCARNAÇÃO”: DEUS PÔDE SE TORNAR HOMEM, SEM DEIXAR DE SER DEUS?
A resposta a esta pergunta é ‘sim’. Não apenas é possível, como aconteceu, no tempo e no espaço. Teólogos neo-ortodoxos (pensadores do século XX, fortemente influenciados por Karl Barth) disseram que a pergunta é impossível de responder logicamente, porque a fé é um paradoxo ilógico e pode ser vista somente pelos olhos da fé. Em anos recentes, teólogos liberais negaram a realidade da encarnação, alegando que é um mito e não é verdadeira, em nenhum sentido objetivo. […] Deste modo, eles consideraram um absurdo a declaração de que Jesus Cristo era plenamente Deus e plenamente humano (como tanto a Bíblia como confissões históricas de cristãos afirmaram).” Amplie mais o seu conhecimento, lendo a Bíblia de Estudo Apologética Cristã, editada pela CPAD, p.1892.

TEXTO ÁUREO
“E percorria Jesus toda a Galileia, ensinando nas suas sinagogas, e pregando o evangelho do Reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.” (Mt 4.23)

VERDADE PRÁTICA
O Senhor Jesus Cristo teve vida social – amigos, parentes -, interagia com as pessoas, e era conhecido dos vizinhos e moradores de Nazaré, onde fora criado.