JESUS VIVEU A EXPERIÊNCIA HUMANA
LEITURA DIÁRIA DA EBD LIÇÃO 8 CPAD:
Quarta 19/02/2025
“E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler.”Lucas 4:16
Lucas 4:16 é um versículo bíblico que faz parte do Evangelho de Lucas. Aqui está uma explicação e um esboço do versículo:
CONTEXTO
Jesus havia sido batizado e tentado no deserto, e agora estava começando seu ministério público. Ele voltou para Nazaré, sua cidade natal, e foi à sinagoga no sábado. Hoje temos culto quase todos os dias, e porque não dizer todos os dias, escolhe um que mais adapte para sua participação e se envolva no culto como Jesus deixou o exemplo.
ANÁLISE
"E veio a Nazaré, onde fora criado; e, segundo o seu costume, entrou na sinagoga no sábado, e levantou-se para ler." (Lucas 4:16) Nem mesmo Jesus tendo as prerrogativas de Deus, sendo humano deixou de ir ao culto. Hoje temos muitos com a narrativas de ser crente em casa; mas Jesus deixa o exemplo de ir e participar do culto físico e espiritual, não somente virtual como é pregado por muitos.
SIGNIFICADO TEOLÓGICO
1. O ministério de Jesus: O versículo destaca o início do ministério público de Jesus.
2. A autoridade de Jesus: Jesus é apresentado como alguém que tem autoridade para ler e ensinar na sinagoga.
3. A obediência de Jesus: Jesus é mostrado como alguém que segue o costume de ir à sinagoga.
ENSINAMENTOS PRÁTICOS
1. A importância da adoração: O versículo destaca a importância de participar da adoração pública.
2. A autoridade da Palavra de Deus: Jesus é apresentado como alguém que tem autoridade para ensinar e interpretar a Palavra de Deus.
3. A obediência a Deus: Jesus é mostrado como alguém que obedece a Deus e segue os costumes da sua comunidade.
REFERÊNCIAS BÍBLICAS
1. Mateus 13:53-58
2. Marcos 6:1-6
3. Lucas 2:39-52
4. João 1:1-14
HERESIA QUE NEGA A HUMANIDADE DE JESUS “MONOTELISMO”:
O Monotelismo foi uma doutrina cristã que surgiu no século VII e foi condenada como heresia pelo Concílio de Constantinopla III em 680-681 d.C.
DEFINIÇÃO:
O Monotelismo é a crença de que Jesus Cristo tem apenas uma vontade, que é a vontade divina. Os monotelitas acreditavam que a humanidade de Jesus não tinha uma vontade própria, mas sim era completamente subordinada à vontade divina.
ORIGEM
O Monotelismo surgiu como uma tentativa de resolver o problema da união hipostática, que é a união da natureza divina e humana em Jesus Cristo. Alguns teólogos acreditavam que, se Jesus tivesse duas vontades, uma divina e uma humana, isso poderia levar a uma espécie de dualismo ou até mesmo a uma forma de heresia.
CONSEQUÊNCIAS
O Monotelismo teve consequências importantes para a teologia cristã. Se Jesus não tivesse uma vontade humana, isso significaria que Ele não poderia ter sofrido ou sido tentado como um ser humano. Além disso, a falta de uma vontade humana em Jesus poderia levar a uma visão distorcida da natureza humana e da salvação.
CONDENAÇÃO
O Monotelismo foi condenado como heresia pelo Concílio de Constantinopla III em 680-681 d.C. O concílio afirmou que Jesus Cristo tem duas vontades, uma divina e uma humana, que estão em perfeita harmonia.
IMPORTÂNCIA:
A CONDENAÇÃO DO MONOTELISMO É IMPORTANTE PORQUE:
1. Afirma a humanidade de Jesus: A condenação do Monotelismo afirma que Jesus Cristo é verdadeiramente humano e tem uma vontade humana.
2. Protege a doutrina da união hipostática: A condenação do Monotelismo protege a doutrina da união hipostática, que é fundamental para a teologia cristã.
3. Garante a salvação: A condenação do Monotelismo garante que a salvação é possível porque Jesus Cristo como verdadeiro Deus e verdadeiro homem, pode representar a humanidade diante de Deus.
TEXTO ÁUREO
“E percorria Jesus toda a Galileia, ensinando nas suas sinagogas, e pregando o evangelho do Reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.” (Mt 4.23)
VERDADE PRÁTICA
O Senhor Jesus Cristo teve vida social – amigos, parentes -, interagia com as pessoas, e era conhecido dos vizinhos e moradores de Nazaré, onde fora criado.