2/20/2025

1745 – LEITURA DIÁRIA da EBD – Lucas 5:27-30 – Jesus tinha vida social como qualquer pessoa de sua época


JESUS VIVEU A EXPERIÊNCIA HUMANA

LEITURA DIÁRIA DA EBD LIÇÃO 8 CPAD: 
Quinta 20/02/2025

“27 E, depois disto, saiu, e viu um publicano, chamado Levi, assentado na recebedoria, e disse-lhe: Segue-me. 28 E ele, deixando tudo, levantou-se e o seguiu. 29 E fez-lhe Levi um grande banquete em sua casa; e havia ali uma multidão de publicanos e outros que estavam com eles à mesa. 30 E os escribas deles, e os fariseus, murmuravam contra os seus discípulos, dizendo: Por que comeis e bebeis com publicanos e pecadores?” Lucas 5:27-30


CONTEXTO
Jesus havia chamado Pedro, André, Tiago e João para serem seus discípulos. Agora, Ele estava em uma cidade, provavelmente Cafarnaum, e estava ensinando e curando as pessoas.

ANÁLISE
- "Depois disso, Jesus saiu e viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado à mesa de cobrança de impostos. Disse-lhe: 'Segue-me.'" (Lucas 5:27): Jesus viu Levi, um cobrador de impostos, e o chamou para segui-Lo. Levi era um homem de negócios que cobrava impostos para o governo romano.

- "Ele deixou tudo, levantou-se e o seguiu." (Lucas 5:28): Levi deixou tudo o que tinha e seguiu Jesus. Isso mostra a disposição de Levi em abandonar tudo para seguir Jesus. O Levi que também é o mesmo Mateus que escreveu o evangelho, era publicano, isso mostra que Jesus não olha a origem do cidadão, mas a sua decisão que o leva em conta; Aceitar a seguir a Jesus muda tudo. Aqui mostra que Jesus não era somente humano, mas também divino. Ninguém segue um humano que não tinha nada na terra, aos olhos dos homens, mas tem tudo no céu, na perspectiva divina.

- "Levi deu-lhe um grande banquete em sua casa, e havia uma grande multidão de cobradores de impostos e outras pessoas que estavam reclinadas à mesa com eles." (Lucas 5:29): Levi deu um banquete em sua casa para Jesus e Seus discípulos. Havia muitos cobradores de impostos e outras pessoas presentes. Jesus sendo uma pessoa social de sua época também participou de jantares, e o banquete não foi particular, e sim com os discípulos juntamente com outros da alta sociedade do seus dias.

- "Os fariseus e os escribas murmuravam contra os discípulos de Jesus, dizendo: 'Por que vocês comem e bebem com os cobradores de impostos e os pecadores?” (Lucas 5:30): Os fariseus e os escribas criticaram os discípulos de Jesus por comerem e beberem com os cobradores de impostos e os pecadores. Jesus sendo um ser humano normal, no meio de pessoas normais (pecadoras).

SIGNIFICADO TEOLÓGICO
1. A chamada de Jesus: O trecho destaca a chamada de Jesus a Levi, um cobrador de impostos. Isso mostra que Jesus chama pessoas de todas as profissões e origens para segui-Lo.

2. A disposição em abandonar tudo: O trecho também destaca a disposição de Levi em abandonar tudo para seguir Jesus. Isso mostra a importância de estar disposto a abandonar tudo para seguir Jesus.

3. A crítica dos fariseus e escribas: O trecho também destaca a crítica dos fariseus e escribas contra os discípulos de Jesus por comerem e beberem com os cobradores de impostos e os pecadores. Isso mostra a oposição que Jesus e Seus discípulos enfrentaram da parte dos líderes religiosos da época.

ENSINAMENTOS PRÁTICOS
1. A importância de estar disposto a abandonar tudo: O trecho destaca a importância de estar disposto a abandonar tudo para seguir Jesus.

2. A importância de não julgar os outros: O trecho também destaca a importância de não julgar os outros, como os fariseus e escribas fizeram.

3. A importância de amar e aceitar os outros: O trecho também destaca a importância de amar e aceitar os outros, independentemente de sua profissão ou origem.

CONSIDERAÇÕES:

“A HUMANIDADE DE CRISTO”

As Escrituras Sagradas apresentam diversas características humanas em Jesus. O relato de sua infância enfoca o seu desenvolvimento físico, intelectual e espiritual: ‘E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens […]. E o menino crescia e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele’ (Lc 2.40,52). O profeta Isaías anunciou de antemão sobre Emanuel: ‘manteiga e mel comerá, até que ele saiba rejeitar o mal e escolher o bem’ (Is 7.15). Ele tornou-se homem para suprir a necessidade de salvação da humanidade” (Declaração de Fé das Assembleias de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, pp.50-51).

TEXTO ÁUREO
“E percorria Jesus toda a Galileia, ensinando nas suas sinagogas, e pregando o evangelho do Reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.” (Mt 4.23)

VERDADE PRÁTICA
O Senhor Jesus Cristo teve vida social – amigos, parentes -, interagia com as pessoas, e era conhecido dos vizinhos e moradores de Nazaré, onde fora criado.