LEITURA DIÁRIA DA EBD LIÇÃO 8 CPAD:
Sexta 21/02/2025
“1 E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galileia; e estava ali a mãe de Jesus. 2 E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas.” João: 2:1,2
CONTEXTO
Jesus havia sido batizado e estava começando seu ministério público. Ele foi convidado para um casamento em Caná, uma cidade da Galileia.
Não só Jesus foi a festa como também os discípulos que já estavam com Jesus e sua mãe, que pelo tudo indica quando Jesus chegou ela já estava na festa.
ANÁLISE
"No terceiro dia, houve um casamento em Caná da Galileia, e a mãe de Jesus estava lá." (João 2:1): O trecho começa com a descrição de um casamento em Caná, onde a mãe de Jesus estava presente.
"Jesus também foi convidado para o casamento, juntamente com seus discípulos." (João 2:2): Jesus e Seus discípulos também foram convidados para o casamento. Lembrando que justamente neste período ainda não tinha os doze discípulos, estava em fase de convite e aceitação dos mesmos.
SIGNIFICADO TEOLÓGICO
1. A presença de Jesus no casamento: A presença de Jesus no casamento destaca a importância da comunidade e da celebração da vida.
2. A mãe de Jesus: A presença da mãe de Jesus no casamento destaca o papel importante que ela desempenhou na vida de Jesus. Não como um ser de divindade, mas como mãe que preocupava com o filho.
3. Os discípulos de Jesus: A presença dos discípulos de Jesus no casamento destaca a importância da comunidade e da formação dos discípulos.
ENSINAMENTOS PRÁTICOS
1. A importância da comunidade: O trecho destaca a importância da comunidade e da celebração da vida.
2. A importância da família: A presença da mãe de Jesus no casamento destaca a importância da família e do papel que ela desempenha na vida das pessoas.
3. A importância da formação dos discípulos: A presença dos discípulos de Jesus no casamento destaca a importância da formação dos discípulos e da comunidade.
REFERÊNCIAS BÍBLICAS
Mateus 22:1-14
Marcos 2:18-22
Lucas 14:15-24
João 2:1-11
CONSIDERAÇÕES:
A experiência deixada por Jesus como humano, foi para dar base nos ensino apostólicos, mostrando o que os discípulos deveriam fazer durante e depois da sua partida.
“JESUS CRISTO HOMEM”
A Bíblia ensina tanto a divindade como a humanidade de Cristo: ‘E todo o espírito que confessa que Jesus não veio em carne não é de Deus…’ (1 Jo 4.3). O ensino da humanidade de Cristo, no entanto, não neutraliza a sua divindade, pois os Evangelhos revelam as duas naturezas: a humana e a divina. Os Evangelhos revelam atributos característicos do ser humano em Jesus, Ele nasceu de uma mulher, embora gerado pela ação sobrenatural do Espírito Santo, o ato do nascimento em si foi normal e comum como o de qualquer ser humano. Diz a Palavra de Deus: ‘E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz. E deu à luz o seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem’ (Lc 2.6,7)” (SOARES, Esequias. Manual de Apologética Cristã. Rio de Janeiro: CPAD, 2002, pp. 85-6).
QUAL PAÍS JESUS VISITOU QUANDO ESTEVE ENTRE NÓS?
Podemos afirmar que Jesus visitou, durante sua vida terrena, três países, Egito (Mt 2.14-15), Israel, o centro de suas atividades, e Fenícia, atual Líbano. Mas, não faltam crenças bizarras sobre a vida de Jesus. Não somente o Movimento Nova Era, mas vários grupos ocultistas costumam ensinar que Jesus esteve na Índia, e os mórmons declaram que Ele esteve nos Estados Unidos. A Bíblia, porém, nada disso menciona e ensina-nos a rejeitarmos as fábulas (1 Tm 4.7). Os Evangelhos não mostram um Jesus estranho em sua comunidade e muito menos um forasteiro (Mt 13.55-57; Jo 7.15, 27, 41, 42).
TEXTO ÁUREO
“E percorria Jesus toda a Galileia, ensinando nas suas sinagogas, e pregando o evangelho do Reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.” (Mt 4.23)
VERDADE PRÁTICA
O Senhor Jesus Cristo teve vida social – amigos, parentes -, interagia com as pessoas, e era conhecido dos vizinhos e moradores de Nazaré, onde fora criado.