Visitaram este Blog

2/22/2025

1747 – LEITURA DIÁRIA da EBD – João 4:7-10 – Jesus procurava interagir com as pessoas


JESUS VIVEU A EXPERIÊNCIA HUMANA

LEITURA DIÁRIA DA EBD LIÇÃO 8 CPAD:
 Sábado 22/02/2025

“7 Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. 8 Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida. 9 Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos). 10 Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.” João 4:7-10


CONTEXTO
Jesus estava viajando da Judeia para a Galileia e passou por Samaria. Ele estava cansado e sentou-se à beira de um poço, onde encontrou uma mulher samaritana. E neste momento Jesus interagiu com uma mulher desconhecida, porém Jesus não faz acepção de pessoas para interagir, só o ser humano tem que desejar interagir com Ele.

ANÁLISE
- "Vinha uma mulher de Samaria para tirar água. Jesus disse-lhe: 'Dá-me de beber'." (João 4:7): Jesus pediu à mulher samaritana que lhe desse de beber. Jesus faz um pedido para alguém que não estava esperando ser abordado com um pedido naquelas circunstâncias.

- "Porque os discípulos tinham ido à cidade para comprar comida." (João 4:8): Enquanto isso, os discípulos de Jesus foram à cidade para comprar comida. Mesmo enquanto estava cansado não deixou de interagir com pessoas.

- "Então, a mulher samaritana disse-lhe: 'Como é que você, sendo judeu, pede de beber a mim, que sou uma mulher samaritana? ' (Pois os judeus não se comunicam com os samaritanos)." (João 4:9): A mulher samaritana ficou surpresa com o pedido de Jesus, pois os judeus e os samaritanos não se comunicavam entre si. Jesus tendo experiências humanas enquanto esteve na terra executando seu ministério.

- "Jesus respondeu-lhe: 'Se você soubesse o dom de Deus e quem é o que lhe pede de beber, você lhe pediria, e Ele lhe daria água viva'." (João 4:10): Jesus respondeu à mulher samaritana, dizendo que Ele pode oferecer-lhe água viva, que é uma metáfora para a salvação.

SIGNIFICADO TEOLÓGICO
1. A universalidade da salvação: O trecho destaca que a salvação é oferecida a todos, independentemente de sua origem ou religião.

2. A importância da água viva: A água viva é uma metáfora para a salvação e a vida eterna que Jesus oferece.

3. A superação das barreiras culturais e religiosas: O trecho mostra que Jesus não se importa com as barreiras culturais e religiosas que existem entre os judeus e os samaritanos. Jesus queria divulgar a sua missão terrena, a salvação da humanidade.

ENSINAMENTOS PRÁTICOS
1. A importância de buscar a salvação: O trecho destaca a importância de buscar a salvação e a vida eterna que Jesus oferece.

2. A superação das barreiras culturais e religiosas: O trecho mostra que devemos superar as barreiras culturais e religiosas que existem entre as pessoas.

3. A importância de ter uma atitude aberta e receptiva: O trecho destaca a importância de ter uma atitude aberta e receptiva para receber a salvação e a vida eterna que Jesus oferece.

REFERÊNCIAS BÍBLICAS
- João 3:16
- João 6:35
- João 7:37-39
- Isaías 55:1-3

JESUS ERA VISTO COMO ALGUÉM DA COMUNIDADE.

Essa invenção desses esotéricos contraria o relato dos Evangelhos (Lc 4.22-24), onde o Senhor Jesus é apresentado como alguém que era natural na comunidade de seu povo, Israel, e não como um estrangeiro. Sua maneira de viver e o seus ensinos refletem a cultura judaica, e nada há que se pareça com a cultura hindu: “Não é este o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, e de José, e de Judas, e de Simão? E não estão aqui conosco suas irmãs? E escandalizavam-se nele” (Mc 6.2,3). Ora, tal atitude do povo não se justificaria se Jesus fosse um recém-chegado da Índia.

É nosso compromisso seguir o exemplo de Jesus no relacionamento com as pessoas. É importante que nunca nos esqueçamos dos pontos essenciais da presente lição sobre a verdadeira identidade do Senhor Jesus. Ele é o Deus verdadeiro em toda a sua plenitude igual ao Pai. E como homem, em toda a sua plenitude, viveu e andou entre nós, seres humanos.

TEXTO ÁUREO
“E percorria Jesus toda a Galileia, ensinando nas suas sinagogas, e pregando o evangelho do Reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.” (Mt 4.23)

VERDADE PRÁTICA
O Senhor Jesus Cristo teve vida social – amigos, parentes -, interagia com as pessoas, e era conhecido dos vizinhos e moradores de Nazaré, onde fora criado.