Visitaram este Blog

3/04/2025

1698 – Apocalipse 21:9 – SIMBOLISMO DA IGREJA COMO NOIVA DE CRISTO


“E veio a mim um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro.” Apocalipse 21:9




DEVOCIONAL:
Apocalipse 21:9 descreve a visão da Nova Jerusalém:
A Esposa, a Mulher do Cordeiro.
Esta metáfora, aplicada à cidade santa, significa que o povo de Deus habitará nela. João usa a linguagem simbólica para descrever a cidade santa, cuja gloria ultrapassa os limites da compreensão do entendimento humano. (Ap 21.9 - 22.5).

CONTEXTO
Após a destruição do velho mundo, (últimas sete pragas v. 15.1) João é levado a uma montanha alta para ver a descida da Nova Jerusalém.

ANÁLISE
1. Um dos sete anjos: Um dos anjos que derramaram as sete taças de juízo.

2. Mostrar a Noiva: A Nova Jerusalém é apresentada como a Noiva, esposa do Cordeiro. (Pelo emprego da palavra “Cordeiro”, faz-nos voltar para a Cruz, que fez tudo isto possível).

3. Descendo do céu: A cidade santa desce do céu, simbolizando a união entre Deus e seu povo.

4. Preparada como uma noiva: A Nova Jerusalém é preparada para receber seu Esposo, Jesus Cristo.

SIGNIFICADO TEOLÓGICO
1. União entre Deus e seu povo.
2. Realização da promessa da Nova Jerusalém.
3. Simbolismo da Igreja como Noiva de Cristo.
4. Descanso eterno e comunhão com Deus.

ENSINAMENTOS PRÁTICOS
1. Busque a comunhão com Deus.
2. Prepare-se para a vida eterna.
3. Cultive a esperança da Nova Jerusalém.
4. Viva como um membro da Igreja, Noiva de Cristo.

REFERÊNCIAS BÍBLICAS
1. Apocalipse 19:6-10
2. Efésios 5:25-27
3. 2 Coríntios 11:2
4. Isaías 54:5-6

ORAÇÃO:
Os próximos versículos vão estudar e ler sobre a nova Jerusalém, do perfeito povo de Deus. A história humana chega a cumprir o seu propósito, agora somente há calma e descanso perfeito, definitivo, de todas as lutas e tribulações que marcaram o cominho da igreja de Deus. Da mesma forma que o apóstolo, nós também veremos agora a perfeição da vida: alegria, felicidade e devoção. Não é importante entender e guardar todos os símbolos. Basta ver, nesse versículo, a vida eterna dos redimidos em inimaginável beleza e paz na presença da magnitude do Pai celestial. O mesmo anjo que tem as sete taças de flagelos, foi o que convidou João para ver a outra realidade que até então mostrou os flagelos, mas agora mostra a realidade dos salvos em Cristo Jesus, a noiva, a esposa (os arrebatados e salvos) em toda sua pureza, perfeição e glória. Amém!