“E tinha um grande e alto muro com doze portas, e nas portas doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel.” Apocalipse 21:12
DEVOCIONAL:
Apocalipse 21:12 descreve a Nova Jerusalém:
CONTEXTO
Após a destruição do velho mundo, João descreve a cidade celestial, destacando suas características.
ANÁLISE
1. Muralhas: Simbolizam proteção e segurança divina. Sugere segurança que os salvos desfrutam ali, e também que a cidade está reservada a um povo separado. Muro fala também de separação.
Este muro terá quase 66 metros (216 pés) de altura, contando 44,5 centímetros (18 polegadas) ao côvado; e só serve de ornamentação.
2. Doze portas: Representam acesso à salvação e comunhão com Deus.
Em outra explicação as doze portas representam Israel (v.12), e os doze alicerces representa a igreja (v.14).
Três portas ao oriente, três ao norte, três ao sul e três ao ocidente; as portas separadas umas das outras em cada lado, por um espaço de quase 603,5 quilômetros (375 milhas).
3. Doze anjos: Guardiões da cidade, simbolizando vigilância e proteção.
Também proclama a glória da cidade e também a Glória do Governo de Deus.
4. Nomes das doze tribos: Identificam o povo de Deus, destacando a união entre o Antigo e Novo Testamento. Isto destaca o foto de que seus habitantes são os santos de Deus do Antigo e Novo Testamento.
No Antigo Testamento os 12 filhos de Jacó e no Novo Testamento o alicerce, em que os 12 fundamentos levam o nome dos 12 apóstolos.
SIGNIFICADO TEOLÓGICO
1. União entre Deus e seu povo.
2. Proteção divina e segurança.
3. Acesso à salvação.
4. Realização da promessa da Nova Jerusalém.
ENSINAMENTOS PRÁTICOS
1. Busque refúgio em Deus.
2. Confie na proteção divina.
3. Cultive a comunhão com Deus.
4. Reconheça a união entre o Antigo e Novo Testamento.
REFERÊNCIAS BÍBLICAS
1. Apocalipse 21:1-22:5
2. Efésios 2:14-22
3. Isaías 54:11-14
4. Ezequiel 48:30-35
ORAÇÃO:
Neste dia oro para que os salvos possam desfrutar da cidade santa. Porém esse local só é para os salvos, para isso precisamos aceitar a Jesus Cristo como nosso Salvador pessoal. A figura das doze portas tem o sentido figurado de proteção, mas também era por essas portas podemos afirmar categoricamente que tanto no passado como no presente, e ainda mais na eternidade, não á maneira de se chegar ao Pai sem o verdadeiro louvor. Amém!