“E mediu o seu muro, de cento e quarenta e quatro côvados, conforme a medida de homem, que é a de um anjo.” Apocalipse 21:17
DEVOCIONAL:
Apocalipse 21:17 descreve a medição do muro da Nova Jerusalém:
A medida da muralha da salvação (v. 12) é extraordinariamente grande, “cento e quarenta e quatro côvados” representa aproximadamente 70 metros. Uma altura inimaginável em todos os tempos e significa a plenitude da salvação do povo de Deus (12x12 = 144). Ao falar de medida d anjo, ele esta indicando uma medida espiritual. Lembrar Hebreus 1.14 que fala de anjos “a serviço dos que hão de herdar a salvação”, a qual atinge até às extremidades da terra. Lemos isso em Isaías 49.6., onde diz: “... não apenas as tribos de Jacó e os remanescentes de Israel”, mas até os gentios foram iluminados pelo Senhor. “Eu te constituí luz para os gentios” (Atos 13.47), essa é a grande e alta muralha de Apocalipse 21.12, a salvação extremamente segura pela providência divina, separada e guardada, intransponível por tudo que é terreno ou profano.
CONTEXTO
Após descrever a forma e as dimensões da cidade, João relata a medição do muro.
ANÁLISE
1. Medição do muro: Simboliza a segurança e a proteção da cidade.
2. 144 cúbitos: Representa a perfeição e a completude da cidade, pois 12 (número de apóstolos) multiplicado por 12 (filhos de Jacó) é igual a 144.
3. Medida do homem, isto é, do anjo: Destaca a autoridade divina na medição. (O texto diz de “um anjo” e não “o anjo”, citado por alguns teólogos, ser um profeta, ou o anjo da igreja já citado em Apocalipse).
De acordo com a medida de um homem: A medida geralmente empregada por homens. Isso parece ser adicionado para evitar qualquer erro quanto ao tamanho da cidade. É um “anjo” que faz a medição e, sem essa explicação, pode-se supor que ele tenha usado alguma medida que não seja de uso comum entre as pessoas, de modo que, afinal, seria impossível formar uma ideia definitiva do tamanho da cidade.
SIGNIFICADO TEOLÓGICO
1. Segurança e proteção da Nova Jerusalém.
2. Perfeição e completude da cidade.
3. Autoridade divina na medição.
ENSINAMENTOS PRÁTICOS
1. Busque a segurança espiritual em Deus.
2. Confie na perfeição e completude da salvação.
3. Reconheça a autoridade divina em sua vida.
REFERÊNCIAS BÍBLICAS
1. Apocalipse 21:1-22:5
2. Ezequiel 40:1-49
3. Zacarias 2:1-13
4. 1 Coríntios 3:11-15
ORAÇÃO:
Este muro no sentido figurado é a segurança espiritual em Deus, pois a cidade da Nova Jerusalém será a morada de Deus. Sendo uma segurança espiritual e confiança na perfeição e completude da salvação que vem de Jesus Cristo. Hoje oro por você que ainda não tem certeza que vai morar nessa cidade Santa. Arrependa-se dos seus pecados e aceite a Cristo para ter direito de entrar na Nova Jerusalém. Amém!