Visitaram este Blog

4/03/2025

1728 – Apocalipse 22:19 – A PUNIÇÃO PARA QUEM TIRAR QUAISQUER PALAVRA DESSA PROFECIA



“E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro. Apocalipse 22:19




A ideia desse versículo é que “as palavras da profecia” não devem trocar-se de maneira nenhuma, quer seja por adição ou supressão.

CONTEXTO
O livro do Apocalipse é uma visão profética que Deus deu ao apóstolo João, que estava exilado na ilha de Patmos. O livro descreve a segunda vinda de Jesus Cristo, o julgamento final e a criação de um novo céu e uma nova terra.

ANÁLISE
"E se alguém tirar das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida e da cidade santa, que estão descritos neste livro." (Apocalipse 22:19)
Aqui está a advertência aos Crentes e deve ser atendida como de fato está exposto.

SIGNIFICADO TEOLÓGICO
1. A advertência contra a subtração: O versículo adverte contra a subtração ou remoção das palavras da profecia, destacando a importância de manter a integridade da Palavra de Deus.

2. A consequência da desobediência: O versículo destaca a consequência da desobediência, que é a perda da participação na árvore da vida e na cidade santa.

3. A importância da fidelidade: O versículo enfatiza a importância da fidelidade à Palavra de Deus e a necessidade de manter a integridade da mensagem profética.

ENSINAMENTOS PRÁTICOS
1. A importância da fidelidade à Palavra de Deus: O versículo destaca a importância de ser fiel à Palavra de Deus e não subtrair dela.

2. A necessidade de respeitar a autoridade da Bíblia: O versículo enfatiza a necessidade de respeitar a autoridade da Bíblia e não alterá-la.

3. A consequência da desobediência: O versículo destaca a consequência da desobediência e a importância de buscar a obediência a Deus.

REFERÊNCIAS BÍBLICAS
- Deuteronômio 4:2
- Provérbios 30:5-6
- Apocalipse 22:18

ORAÇÃO:
Deus tirará a sua parte, João termina o livro de Apocalipse com uma advertência sobre a possibilidade de perdermos nossa parte na árvore da vida e na cidade santa. Evitemos uma atitude descuidada para com este livro, ou qualquer parte das Sagradas escrituras. Outra atitude a evitar é a de optarmos por crer somente em determinadas partes da revelação de Deus e rejeitarmos outra partes não gostamos. Não nos deixe ensinas as nossas próprias ideias como se estas fossem a própria Palavra de Deus (v.18). Como ocorreu no princípio da raça humana na terra deixar de cumprir plenamente a Palavra de Deus é questão de vida e morte. Amém!