Visitaram este Blog

4/03/2024

1363 – Apocalipse 1:9 - APÓSTOLO JOÃO NA ILHA DE PATMOS.



“Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus, achei-me na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus.” Apocalipse 1:9


#DEVOCIONAL:
A partir deste versículo, começa de fato a "visão das coisas que em breve devem acontecer" (Ap 1.1)

"Eu, João, Irmão vosso"
O apóstolo João se coloca no mesmo nível dos demais cristãos, sendo humilde ao ponto de chamar de irmãos e companheiros. 

"Na tribulação"
Aqui inclui perseguição, decepção, rejeição, angústia e sofrimento, bem como solidão. Neste momento o apóstolo João está exilado a ilha de Patmos. João era um coparticipante na tribulação e por esse motivo se dirigia a todas as Igrejas.

"No reino"
A participação no reino que chegou (Mt 12.28). Implica saber que esse reino, por enquanto, não é material, não é deste mundo (Jo 18.36). Este reino está dentro de cada cristão, não é percebido pelos olhos terrenos, mas no espiritual, dentro de cada crente.
 
Quem faz parte do reino, tem a mente e desejos  de Cristo, são orientado pela vontade de Deus (Mt 21.28-31). Ninguém deve se iludir, pensando que pelo simples participar de um grupo religioso cristão, fará parte do Reino de Deus. É necessário ter o nome escrito no Livro da Vida; Nascer de Novo (Regenerado).

"Na perseverança"
O cristão deve perseverar na obediência até que Ele venha, isso inclui tudo, desde ir na Ceia do Senhor testemunhado até que Ele venha, na Palavra de Deus. Ter decisão de ir até ao fim, ou seja, até ao arrebatamento dos salvos.

"Patmos"
Patmos, uma ilha de mais ou menos  32km quadrados, dentre à Ásia Menor,  foi usada como um lugar de banimento do Império Romano. Segundo uma tradição preservada por Ireneu, Eusébio, Jerônimo e outros, o exílio de João aconteceu em 91 ou 96 d.C., no décimo quarto ano do reinado de Domiciano. A tradição local ainda aponta a caverna onde João teria recebido a revelação para escrever o livro de Apocalipse.

"testemunho de Jesus Cristo"
João não estava na prisão por ter cometido delitos, porque não tinha cometido nenhum, mas sim por ter tomado um partido, uma postura por nosso Senhor.

#ORAÇÃO:
Senhor Jesus, acreditamos na visão revelada ao apóstolo João, em meio a tanta perseguição, decepção, rejeição, angústia e sofrimento, bem como solidão. O Senhor estava lá na Ilha de Patmos para mostrar a visão mais esperada nos nossos dias. Assim como nas horas mais difícil de João o Senhor mostrou o futuro, pedimos venha estar cuidando de nós até que tudo que foi revelado se cumpra em nossas vidas. Amém!

#edmarcos
#pastoredmarcos