Visitaram este Blog

5/14/2024

1404 – Apocalipse 3:1 – IGREJA DE SARDES É CONSIDERADA VIVA, MAS ESTÁS MORTA.


“E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto.” Apocalipse 3:1


#DEVOCIONAL:
Sardes = Cântico de Alegria. A palavra “Sardes” significa “escapados” ou “aqueles que escaparam”.

Igreja de Sardes 

A Igreja de Sardes representa o período de todas as igrejas entre 1517 a 1755 d.C. Sardes representa o quinto período do cristianismo na terra quando ocorreu a reforma protestante sob Martinho Lutero e outros. Mas passando o fervor da reforma, os cristãos se esfriaram e passaram a viver do passado.

A cidade de Sardes estava localizada a cerca de 60 quilômetros a leste de Esmirna. Sardes comandava o grande mercado e as estradas militares das ilhas do Egeu até o interior das províncias romanas da Ásia e da Galácia.

Era uma cidade desenvolvida quando João dirigiu-se à Igreja que ali estava (foi a primeira a receber o Evangelho por Apostolo João). Aquela Igreja aparentemente perfeita, não agradava a Deus, estava morta (sem o Espírito Santo); O problema da Igreja de Sardes é o da decadência moral. Essa cidade, no passado, tinha sido a capital do reino da Lídia, no tempo do Rei Creso (6º século antes de Cristo), e vivia na lembrança dessa época politicamente gloriosa. Mesmo assim, por duas vezes, tinha sido tomada de surpresa pelos exércitos inimigos. E a decadência política levava aquela comunidade cristã para o perigo de uma decadência moral e religiosa.

Por isso, a mensagem é um grito para despertar. Cristo é “aquele que tem os sete Espíritos de Deus”. Por isso, “as sete estrelas”, quer dizer as sete Igrejas da Ásia Menor, são propriedade de Cristo “que as tem”; e podem permanecer com vida só por obra do Espírito Santo.

A cidade de Sardes foi construída sobre uma rocha (1150 a.C), ficava numa elevação de cerca de 500 metros. Era a capital do império da Lídia, um dos mais ricos do mundo antigo. A moeda cunhada surgiu em Sardes.

A moeda cunhada surgiu em Sardes

“E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve:”
Hoje não existe mais a cidade de Sardes ficou somente ruínas. As quatros igrejas que já estudamos, tinham muitos problemas, tais como perseguições, apostasia, investidas do gnosticismo e imoralidade. No que se refere à igreja de Sardes, a carta não menciona qualquer desvio específico. Uma igreja sem conflitos que evangelizava em paz. Porém já estava morta com aparência de viva. Quando diz “ao anjo da Igreja” está se referindo ao Pastor da igreja.

“Que tem os sete espíritos de Deus”
Representa o Espírito Santo e toda Sua plenitude e capacidade.

Isaías 11.2: "E repousará sobre ele o espírito do Senhor, o espírito de Sabedoria e de inteligência, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor."


“E as sete estrelas:”
Refere-se aos pastores dessas sete igrejas. Liderança, porem descomprometida com a Palavra de Deus, nos caso da igreja de Sardes.

“Que tens nome de que vives”
Parece mas não é... Porque Satanás deixa essa igreja em paz! – (já está do jeito que ele gosta). Tudo funciona bem, mas não tem o Espírito Santo.

A igreja de Sardes tinha falhado em ser o candeeiro através do qual o Evangelho brilha para o mundo. Sardes era uma igreja que não incomodava o mundo. Ao invés de influenciar a cultura de sua época, a igreja de Sardes é que era influenciada pela cultura mundana. A verdade é que a igreja de Sardes tinha falhado em ser Igreja.

“Estás morto.”
A igreja de Sardes estava espiritualmente morta, e somente uns poucos membros permanecia fiéis ao evangelho. Exteriormente, parecia viva e ativa, tinha uma reputação de sucesso e espiritualidade. É possível que tivesse uma forma impressionante de adoração, mas não o verdadeiro poder e retidão no Espírito Santo. Jesus, no entanto, via os seus corações.



#ORAÇÃO:
O Senhor considerou a igreja de Sardes Morta Espiritualmente, mas o Senhor confirmou os poucos fiéis, Hoje quero pedir a sua bênção para não achar que estou vivo, quando estou afastado dos seus propósitos. Quero certificar que não estou te servindo em uma igreja morta, mas cada vez mais quero pedir para um despertamento das nossas igrejas locais. Em especial a minha vida, pois eu faço parte da igreja dos nossos dias. Amém!

#christen
#edmarcos
#pastoredmarcos