“Mas algumas poucas coisas tenho contra ti que deixas Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que forniquem e comam dos sacrifícios da idolatria.” Apocalipse 2.20
#DEVOCIONAL:
Um dos maiores problemas nas igrejas, e não foi diferente em Tiatira, é uma atitude tolerante em relação a uma falsa profetisa. Neste caso Jesus deu um nome “Jezabel” não podemos afirmar que tinha de fato uma Jezabel em Tiatira que proferia falsa profetadas, mas é mais provável que Jesus tenha escolhido esse nome pro representar toda a maldade da mulher do ri Acabe no 9º Século a.C. Ela teve uma influência terrível em Israel, conduzindo o povo à idolatria. A Jezabel de Tiatira agiu de maneira semelhante seduzindo os cristãos às práticas de idolatria e prostituição (ou imoralidade sexual literal, ou impureza espiritual). Ela incentivou os servos de Deus a comerem coisas sacrificadas a ídolos, uma prática condenada que representa comunhão com os demônios (Veja Atos 15.20,2; 1Cor 10.20-22).
Jezabel foi uma princesa fenícia e sacerdotisa de Baal, um deus pagão da natureza. Ela promoveu a adoração do Sol e contribuiu para desviar Israel de seu relacionamento especial com Deus.
O problema da igreja foi a sua tolerância dessa falsa profetisa. O povo de Deus deve repreender e rejeitar falsos mestres (Efésios 5.11; Romanos 16.17-18; Gálatas 1.6-9; Tito 3.10-11). A igreja em Tiatira, possivelmente enfatizando o amor ao ponto de esquecer-se da pureza de doutrina, tolerava esta falsa mestra. Devemos sempre lembrar que a sabedoria de Deus é mais importante do que a paz com homens (Tiago 3.17; Mateus 10.34-38).
#ORAÇÃO:
Senhor Jesus ajude a repreender os que não somente ensina, mas ainda seduz os seus filhos a praticarem prostituição e idolatria. Não deixa tomar a direção errada, não quero pecar contra a verdadeira Palavra do Evangelho. Mas obedecer ao correto, pois assim alcançaremos a vida eterna com Deus. Amém!
#christen
#edmarcos
#pastoredmarcos