Visitaram este Blog

5/24/2024

1414 – Apocalipse 3:12-13 – SER UMA COLUNA NO TEMPLO E CIDADÃO NA NOVA JERUSALÉM.


“A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.” “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” Apocalipse 3:12-13.


#DEVOCIONAL:
Este versículo é uma expressão de esperança e recompensa para aqueles que permanecem fiéis e superam os desafios. A imagem poética de ser uma “coluna no templo” sugere estabilidade, honra e pertencimento à presença divina. Além disso, a menção da “nova Jerusalém” simboliza a vida eterna e a comunhão com Deus.

“A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus,”
Em certo sentido, não haverá 'templo' na cidade celestial, porque não haverá distinção de coisas sagradas e seculares; pois todos serão santos para o Senhor. A cidade será um grande templo, no qual os santos não serão apenas pedras, como no templo espiritual da terra, mas eminentes como pilares: firmes e firmes (ao contrário da Filadélfia, a cidade tão frequentemente abalada por terremotos), como os pilares colossais antes do templo de Salomão. Esses pilares estavam do lado de fora, estes devem estar dentro do templo.

“Fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus”
Os vencedores terão uma nova forma, serão diferentes do que são nesta vida. Acontecerá o que o apóstolo Paulo escreveu aos Coríntios (1 Cor 15.46).

Ser colunas no templo do Senhor, significa ter força para suportar peso, como no caso de Tiago, Cefas e João em Gálatas 2.9, que foram colunas na casa de Deus enquanto cumpriam sua tarefa aqui na terra. A verdadeira igreja sempre foi vista como coluna e baluarte da verdade (1 Tm3.15).

“Não saia mais”,
Como os anjos eleitos estão além da possibilidade de cair, estando sob a 'necessidade abençoada da bondade', os santos serão sacerdotes para sempre para Deus (Apocalipse 1:6). A porta deve fechar de uma vez por todas com segurança para sempre os eleitos e excluir os perdidos (Mateus 25:10; João 8:35 : cf. Isaías 22:23). O poder de Deus nos guarda por toda a eternidade (Sl 23.6).

“Escreverei sobre ele o nome do meu Deus”
Escreva nele o nome do meu Deus - pertencente a Deus em um sentido especial (Apocalipse 7:3; Apocalipse 9:4; Apocalipse 14:1; especialmente Apocalipse 22:4), portanto seguro. Como a placa de ouro na testa do sumo sacerdote exibia o nome de Yahweh, "Santidade ao Senhor" (Êxodo 28:36 - Êxodo 28:38), para que os santos em seu sacerdócio real ostentem Seu nome abertamente, como consagrados a Ele.

“Nome da cidade de meu Deus”
Como um de seus cidadãos (Apocalipse 21:2 - Apocalipse 21:3; Apocalipse 21:10), brevemente mencionado por antecipação aqui. A descrição completa forma o fechamento apropriado do livro. A cidadania dos santos está agora oculta, e deve se manifestar: ele terá o direito de entrar pelos portões da cidade (Apocalipse 22:14) - a cidade que Abraão procurou (Hebreus 11:10).

“Nova”
Não a antiga Jerusalém, outrora "a cidade santa", mas perdendo o nome. O que é novo e diferente, substituindo a velha Jerusalém desgastada e sua política (Hebreus 8:13). 'João, no evangelho, aplica-se à cidade antiga, mas no Apocalipse, sempre, para a cidade celestial.

“O nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém”
A cidade é vista pelas Escrituras não só como grande número de edificações, mas principalmente como um povo, um tipo de civilização. Cidade de Deus é sinônimo de povo do Senhor, a Nova Jerusalém de 21.2,10. A verdadeira cidadania dos cristãos, agora ainda encoberta (Fp 3.20; Gl 4.26; Hb 12.22; 11.16) será manifesta conforme essas passagens citadas.

“Meu novo nome”
Atualmente oculto aos seres humanos: conhecido apenas por Deus; a ser revelado a seguir como o próprio crente em união com Deus em Cristo. O nome de Cristo escrito nele indica que ele será totalmente de Cristo. Novo também se refere a Cristo, que assumirá um novo caráter, respondendo ao Seu "novo nome", levando com Seus santos um reino; não o que Ele tinha com o Pai diante dos mundos, mas aquele que ganhou por Sua humilhação como Filho do homem. (Cf. Ap 19.11-13,16).

#ORAÇÃO:
Senhor Jesus estou esperando a Nova Jerusalém onde será a futura morada do povo de Deus (21.2). Teremos uma nova cidadania no futuro Reino de Deus. Neste dia eu venho agradecer por fazer parte dessa cidade, só aguardando o grande dia que vamos para lá. Ajude cada um de nós, para ter esperança e recompensa aos que permanecem fiéis e superam os desafios. Amém!

#christen
#edmarcos
#pastoredmarcos