“E ao anjo da igreja de Laodiceia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:” Apocalipse 3:14
#DEVOCIONAL:
As sete igrejas da Ásia representam sete períodos, da Igreja de Deus em toda a sua história. As igrejas mostram que Deus está cuidando da história do mundo. Da mesma forma como Deus quer hoje cuidar da sua vida e da sua história. Nada fugiu do controle de Deus. Falta um pouco só de tempo e estaremos para sempre com Jesus.
A igreja em Laodiceia: A igreja em Laodiceia é citada no Apocalipse (aqui e em 1:11) e na carta de Paulo aos colossenses (Colossenses 4:13-16). As cidades de Laodicéia, Colossos e Hierápolis (veja Colossenses 4:13) ficavam no vale do rio Lico. Laodicéia situava-se no local da cidade moderna de Denizli, Turquia, no cruzamento de estradas principais da Ásia Menor. Antigamente, a água da cidade vinha, via aquedutos, das fontes termais ao sul da cidade. Até chegar em Laodicéia, a água ficava morna. A qualidade dela não era boa, e a cidade ganhou a reputação de ter água não potável. Ao engolir esta água, muitas pessoas vomitavam. Semelhantemente, Jesus foi provocado a vomitar de sua boca a igreja de Laodicéia (3:15-16).
Outras características de Laodicéia servem como base para a linguagem desta carta, na qual Jesus faz uma série de contrastes implícitos entre os produtos da região e as necessidades espirituais da igreja (3:18): Laodicéia foi conhecida como um centro bancário e a região produzia lã preta e um tipo de colírio para os olhos.
A história de Laodiceia remonta aos tempos do Antigo Testamento, quando a cidade era conhecida como Dióspolis (em homenagem a Zeus) e Rhoas. No entanto, em meados do terceiro século antes de Cristo, o governador sírio Antíoco II conquistou a região onde Laodiceia estava e reconstruiu a cidade, dando-lhe o nome de Laodiceia em honra à sua esposa Laodice. A cidade prosperou sob o governo romano, tornando-se um importante centro administrativo, comercial e industrial. No entanto, a igreja de Laodiceia foi repreendida no Apocalipse por ser “morna” espiritualmente.
“Isto diz o Amém”
O Amém, o que é firme e imutável em todos os Seus propósitos e promessas, que são todas sim, e todo o amém. De acordo com 2 Coríntios 1.20. Jesus é o Amém, que significa o realmente Verdadeiro.
“A testemunha fiel e verdadeira.”
Se Laodiceia vive de mentiras e de aparências, Jesus não tem alternativa senão a de apresentar-se, ao seu pastor, como a Testemunha Fiel e Verdadeira. Conclui-se, pois, que: a Igreja de Cristo tem a obrigação de sustentar a verdade evangélica neste século maligno e mentiroso (1 Tm 3.1-5). Mas como poderá uma igreja morna e que tem a cara do mundo levantar-se como a voz profética de Deus?
Este testemunho de Deus aos homens deve ser recebido e totalmente acreditado, cujo testemunho dos homens a Deus será plenamente crido e considerado, será um testemunho rápido, porém verdadeiro contra todos os fiéis mornos.
“O princípio da criação de Deus:”
Ou a primeira criação e, assim, Ele é o início, isto é, a primeira causa, o Criador e governador da mesma, ou da segunda criação, a igreja, e assim, Ele é a cabeça desse corpo, o primogênito dos mortos, como no Capítulo 1.5, de onde esse título é tirado.
O princípio da criação de Deus: Esta expressão admite duas interpretações. Dependemos de informações de outros trechos bíblicos para escolher o sentido correto. A frase em si pode ser entendida no sentido passivo (o primeiro criado por Deus), ou no sentido ativo (a origem ou a fonte da criação). A diferença é óbvia, e enorme. Jesus é uma criatura, ou o eterno Criador? Ele foi feito por Deus, ou é Deus? A resposta vem de outras passagens. Jesus é eterno (João 1:1; Apocalipse 1:18), o primeiro e o último (Apocalipse 1:17). Ele é Deus conosco (Mateus 1:23), o verdadeiro Deus que se fez carne (João 1:14). Ele é o “Eu Sou” (João 8:24,58; veja Êxodo 3:14), o soberano “Senhor dos senhores e o Rei dos reis” (Apocalipse 17:14). Jesus não foi criado. Ele não veio a existir. Ele é eterno. Ele é Deus. Quem não aceitar este fato morrerá no seu pecado (João 8:24).
#ORAÇÃO:
Senhor Jesus hoje aprendemos que o Senhor é o princípio de tudo, e o primogênito da ressurreição, e tudo está no seu governo, mais uma vez venho a Ti, para agradecer que está nos dirigindo em tudo, e conhece tudo em nossas vidas, Não deixa perder a esperança, e viver de forma que não possamos ser autênticos e prontos para lhe obedecer em tudo. Amém!
#christen
#edmarcos
#pastoredmarcos