Visitaram este Blog

7/06/2024

1457 – Apocalipse 6:12 – O Sexto Selo – UMA GRANDE CATÁSTROFE NO UNIVERSO.


“E, havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua tornou-se como sangue;” Apocalipse 6.12


#DEVOCIONAL:
Nestes versículos do capítulo 6.12-17 temos algumas figuras cujas mensagens deverão ser entendidas à luz da Bíblia:

O SOL: Significa a glória de Deus como origem de toda a luz (orientação) e vida (Sl 84.11; Ap 21.23).

A LUA: Significa a glória do homem de Deus, que tem sua origem na luz de Deus no sol. O homem à imagem de Deus. A lua se refere ao verbo de Deus, a Jesus homem (Is 30.26, também Ct 6.10). “A lua escurecer” significa que o homem de Deus, no caso o profeta, não orienta mais como sendo da parte do Senhor (Ez 32.7-9; Is 60.19, etc.).

A TERRA: Significa o povo de Deus, tanto na Nova como da Velha Aliança (Ml 3.12; 2Rs 25.12, etc.).

O MONTE: Tem o sentido de uma grandeza intelectual que domina, ou que sobressai em uma determinada época. Os valores que se destacam podem aprestar-se de forma filosófica, política, idólatra ou religiosa (Jr 51.24-25; Zc 4.6-7, etc.).

A ILHA: Ilhas são montes altos no mar (no mundo adverso a Deus) e significam as grandezas ideológicas que surgem no mundo sem Deus (Sf 2.11; Ez 26.18; Is 40.14-15).

A ERVA: Representa o homem carnal (Is 40.6; Sl 90.5-6, etc.).

O TERREMOTO: As terríveis catástrofes sempre são figuras do Juízo de Deus. Significa o abalo dos falsos fundamentos humanos, sejam filosofia ou falsa religiosidade. Têm a finalidade de levar o homem a reconhecer seu fundamento errado e faze-lo voltar ao Pai celestial (Is 29.6; Mt 27.51, etc.).

“Vi quando o Cordeiro abriu o sexto selo e sobreveio grande terremoto”
Trata-se aqui do último e grande estremecer dos valores humanos. Jesus já voltou, a fim de advertir o homem sobre o abalo final e derradeiro que põem o fim à criação intermediária da qual fazemos parte (Hb 12.26-28).

Os evangelhos em especial de Mateus 24.29-30, Jesus falou desse mesmo terremoto e dos mesmos fenômenos que fazem parte desse acontecimento.

“Um grande tremor de terra;”
Os juízos catastróficos de Deus, descritos aqui, abrangem tremores físicos no mundo, comoções cósmicas, densas trevas e terror para os habitantes da terra (vv. 15-17); conforme Isaías 34.4; Jl 2.30,31; Ag 2.6; Mt 24.29). Isso ainda não é o fim da tribulação. Vem a seguir o sétimo selo (cap 8).

“O sol tornou-se negro como saco de cilício"
Essa expressão nos deixa claro que não haverá mais orientação da parte de Deus; sua luz, quer dizer sua Palavra não ilumina mais o caminho dos homens. É a consequência do mal e da mentira generalizada (Is 59.2-3). O profeta Amos deixa claro que quando chegar essa hora, os homens mesmo que procurem a orientação de Deus não irão acha-la (Am 8.11-12). Neste verso, a petição das testemunhas de Ap 6.10 Começa a ser atendida.

“A lua tornou-se como sangue;”
Não quer dizer que a lua, em efeito, converteu-se em sangue, mas sim “ficou toda como sangue,” novamente, provável que se refira às partículas de pó que encheriam o ar.

#ORAÇÃO:
Senhor Jesus Cristo e Salvador da humanidade que te aceitam como Rei dos reis. Hoje só quero te agradecer por fazer parte de um povo salvo, remido, que está se preparando para encontrar com o Salvador em breve, e tudo o que está escrito será cumprido para gloria de Deus. Amém!

#devocaoaDeus
#pastoredmarcos