“E as estrelas do céu caíram sobre a terra, como quando a figueira lança de si os seus figos verdes, abalada por um vento forte.” Apocalipse 6.13
#DEVOCIONAL:
“E as estrelas do céu caíram sobre a terra”
Refere-se a meteoritos ou estrelas fugazes.
As estrelas podem também significar todos os homens notáveis e influentes entre eles, embora em esfera de atividade mais baixas; haverá uma desolação geral na terra.
Na linguagem profética, estrelas são anjos, mas podem também significar luzeiros para a orientação da humanidade. (Neste sentido, o símbolo de Isaías 13.9-11, ao falar do dia do Senhor). Essa aplicação se relaciona com o uso prático que o viajante no deserto ou navegador no mar fazia das estrelas. Sem alternativas para se orientar a estrela e sua posição no céu tinha condições de mostrar o caminho certo. Dessa maneira, ela e tornou um símbolo de conhecimento generalizado, de tradições aprovadas pelos tempos sem satélite, assim esses sinais no céu regia a vida do dia-a-dia, seja social, moral ou comercial. Quando as estrelas não estiverem mais no céu, a existência se torna caótica, sem rumo, sem esperança e sem segurança.
“A figueira lança de si os seus figos verdes, abalada por um vento forte.”
Haverá um bombardeio destes meteoritos na Terra, que causará danos estrondosos.
Temo aqui uma comparação das estrelas com os figos que caem antes do tempo, logo mostra uma figura usada muitas vezes no Antigo Testamento em relação ao juízo de Deus – Isaías 34.4; Naum 3.11-12. Esses textos mostram que toda ordem que orienta a vida da humanidade cairá por terra. Nesta parte do texto mostra a desordem e o caos que predominarão a destruição a cultura e a civilização estabelecida pelo homem.
#ORAÇÃO:
Senhor! As estrelas caindo do céu simbolizam eventos catastróficos e mudanças significativas. É uma imagem poderosa que evoca a ideia de transformação e juízo Divino. Por isso pedimos: tem misericórdia de cada ser humano que ainda não aceitou o propósito da graça salvadora em Cristo Jesus. Amém!