Visitaram este Blog

9/13/2024

1526 – Apocalipse 11:8 – A EXPOSIÇÃO DOS CORPOS DAS DUAS TESTEMUNHAS.

“E jazerão os seus corpos mortos na praça da grande cidade que espiritualmente se chama Sodoma e Egito, onde o nosso Senhor também foi crucificado.” Apocalipse 11.8


DEVOCIONAL:
“E o seu cadáver ficará estirado na praça da grande cidade”
Temos várias traduções bíblicas dessa frase neste versículo; “enforcados na praça ou estendidos”. Talvez a tradução mais adequada seria da Bíblia de Jerusalém que diz; “expostos na praça da grande cidade”; uma vez que a palavra “PRAÇA” significa estar em público.

Tudo mostra que encerra o ciclo da igreja, ou do ministério da igreja, podemos dizer que o corpo da verdadeira igreja não consegue mais expressar sua vida (se assemelha a um cadáver). Não consegue mais testemunhar a verdade por causa d gigantesca mentira que sufoca. Essa condição da igreja fiel a Deus se torna pública, conhecida de todos.

“Da grande cidade que espiritualmente se chama Sodoma e Egito, onde o nosso Senhor também foi crucificado.”

A “Grande Cidade” aparece nove vezes no livro de Apocalipse e sempre se refere à Babilônia (Ap 14.8; 16.9; 17.18, etc.). Porém aqui neste versículo se refere a Jerusalém “onde o nosso Senhor também foi crucificado”.

Quando ele cita Sodoma e Egito quer dizer: Sodoma um significado de imoralidade, e o profeta Isaías (2.10-21) usou como figura para o velho povo de Deus que se havia entregado à imoralidade, pela inclinação carnal da vida que aprisiona e escraviza. Uma realidade conhecida amplamente nos tempos antigos pela figura do Egito.
Sodoma: Capital da Homossexualidade.
Egito: Capital do Mundanismo.

ORAÇÃO:
Senhor Deus e Pai, sabemos que o v.8 ensina que virá o tempo (talvez já veio) em que a verdadeira igreja, vencida pelo anticristo, estará exposta publicamente à vergonha devido à sua incapacidade de reagir contra a mentira, no meio da igreja mundana e apóstata que triunfará. Livra-nos desses dias maus, tem misericórdia de cada leitor desse devocional. Amém!