“E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra.” Apocalipse 11.18
DEVOCIONAL:
“E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados,”
Tudo indica que com a Batalha vindoura do Armagedom se cumprirá essa profecia.
Armagedom é a grande batalha final entre as forças do bem e do mal, mencionada no Apocalipse, que ocorre nos Últimos Dias antes do novo céu e da nova terra. O Armagedom, a última grande guerra da história, acontecerá em Israel, juntamente com a segunda vinda de Cristo.
Além do de Apocalipse 16.14, a batalha ou campanha do Armagedom é descrita também em Daniel 11.40-45, Joel 3.9-17 e Zacarias 14-1-3. Ela terá lugar nos últimos dias da Grande Tribulação, após a igreja de Cristo ser arrebatada.
João nos diz que os reis do mundo se reunirão “para a batalha, naquele grande Dia do Deus Todo-poderoso”, em um lugar conhecido como “Armagedom” (Ap 16,14,16).
“E o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes”
![]() |
Sequencia escatológica dos últimos dias |
Logo o texto (Ap. 11.18) fala do Tribunal de Cristo e a entrega dos galardões, não o julgamento do Grande Trono Branco.
Na Bíblia, Deus distribui recompensas ao povo de acordo com aquilo que cada um merece. Ao longo do Antigo Testamento, vemos muitas vezes que a obediência traz recompensas durante a vida (Dt 28), mas a desobediência, acompanhada de sua imediata recompensa nem sempre está ligada uma a outra. Caso a obediência e a recompensa imediata estivessem ligadas, pessoas boas sempre seriam ricas e não sofreriam, e o sofrimento sempre seria um sinal de punição de pecado para os maus. Se fôssemos rapidamente recompensados por todas as boas obras que praticamos, logo pensaríamos que somos muito virtuosos. E, muito breve estaríamos praticamos essas boas ações puramente em razão de nosso egoísmo. A nossa maior recompensa será na vida eterna retribuída no Tribunal de Cristo pelos galardões.
“Tempo de destruíres os que destroem a terra.”
Refere-se novamente à Batalha do Armagedom, na qual participará Cristo na Segunda Vinda (Ap. Cap. 19).
Estes têm um nome que os caracteriza, são chamados de “Meretriz” em Apocalipse 19.2 e constituem o povo do anticristo, que faz tudo para desviar o homem do caminho da vida, empurra-o para a destruição. Destruíram o homem que nasceu para ser templo de Deus, conforme 1 Coríntios 3.16-17, e receberão a devida paga: a sua destruição.
ORAÇÃO:
Neste ato do Tribunal de Cristo receberemos o galardão, (galardão é uma espécie de dinheiro celestial que garante elogios e privilégios). Que orar em favor de cada leitor para que esteja lá neste grande dia, pois sê você estiver lá é porque foi salvo e subiu no arrebatamento. Obrigado por fazer parte do povo salvo meu Deus. Amém!