“E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho.” Apocalipse 12.4
DEVOCIONAL:
“E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu,”
Com a cauda, a arma da perfídia, da tocaia, que caracteriza o poder diabólico (dragão, serpente, escorpião, e os demais que tem cauda), o Diabo conseguiu arrastar um terço das estrelas do Céu. Isso se remonta a rebelião original de Lúcifer contra Deus; essa vez, um terço dos anjos (neste caso as estrelas) compartilhou a sorte dele (Satanás); Sabendo que as estrelas são anjos, pois notifica no versículo 9.
“e lançou-as sobre a terra;”
Significa que uma pequena parte dos anjos que serviam ao Criador foi arrastada pela mentira (cauda) de Satanás para a terra, o ambiente terreno, matéria, conforme 2 Pedro 2.4 e Judas 6, para servi-lo.
“e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz”
Segundo a Bíblia de Estudo do Expositor: Não corresponde ao nascimento de Jesus Cristo, pois aqui Ele já é Rei. Mas se refere sim o filho varão que são os 144.000 de Judeus que entregarão seus corações a Cristo (Cap. 7).
“lhe tragasse o filho.”
Para devorar a seu filho quando este nascesse. Isso corresponde ao fato de que o Anticristo odiará a estes judeus que vieram a Cristo. Ocorrerá na primeira metade da Grande Tribulação, e pode ser a razão pela qual o Anticristo se voltara contra Israel neste tempo.
Segundo a Bíblia de Estudo Pentecostal: “Isso pode referir-se a queda original de Satanás do céu e aos anjos que com ele caíram, ou ao grande poder que ele tem no universo. Neste versículo, Satanás procurou destruir o menino Jesus”.
Em uma análise podemos dizer que os próximos versículos desse capítulo estudaremos a mais aprofundados o assunto. Alguns estudiosos têm como a mulher desse capítulo 12, pelo menos três vertentes: A mulher seja Israel por ter dado o Messias, Maria por ter dado a luz do menino Jesus, e a Igreja por ter nascido em Cristo. Sendo assim sabemos que Satanás ataca e atacarão todas as três figuras representadas pela a “Mulher que estava grávida”
ORAÇÃO:
Senhor eu sei que Deus não poupou nem os anjos rebeldes, julgando e lançando para a terra, expulso do lar celestial, quanto mais nós seres humanos mortais e rebeldes, não serão poupados do julgamento Divino. Ainda é tempo de se arrepender, aceitar Jesus como Salvador e se preparar para a vida eterna com o Pai Celestial. Amém!