“E, quando o dragão viu que fora lançado na terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho homem.” Apocalipse 12.13
DEVOCIONAL:
Satanás procura destruir a mulher. (Israel: Alguns estudiosos veem a mulher como uma representação de Israel, o povo escolhido de Deus, que deu origem ao Messias). Aqueles em Israel, que aceitarem a Cristo, serão vigiados e perseguidos por Satanás e pelos seguidores do anticristo (cf. Mt 24.15-21). Deus dará proteção sobrenatural aos santos de Israel durante o período descrito nos versículos 14-16 desse capítulo.
O texto refere-se quando o anticristo romper seu convênio de sete aos com Israel, atacando e sendo derrotado conforme Daniel 9.27.
O “filho homem” mencionado em Apocalipse 12.13 é geralmente interpretado como uma referência a Jesus Cristo. Este versículo faz parte de uma visão simbólica que descreve a luta entre o bem e o mal. Aqui estão algumas interpretações comuns:
Jesus Cristo: A maioria dos estudiosos concorda que o “filho homem” é Jesus, que nasceu de Maria e é destinado a governar todas as nações com um cetro de ferro (Apocalipse 12:5).
O Messias: Em um sentido mais amplo, o “filho homem” pode ser visto como o Messias prometido, que veio para salvar a humanidade e derrotar o mal.
Figura Redentora: Alguns interpretam o “filho homem” como uma figura redentora que representa a salvação e a esperança para a humanidade.
ORAÇÃO:
Senhor ouve a nossa oração, pois Teu povo e cada cristão individualmente sofrem as investidas dos poderes do mal. Não somente de fora, pior é o mal que vem de dentro de nós, nosso egoísmo, nossa natureza terrena, que continua a se levantar contra a natureza espiritual que assumimos. Portanto, é necessário vigiar sempre como as Escrituras advertem insistentemente. Ajuda cada um de nós sermos obedientes e constantes na fé. Amém!