Visitaram este Blog

10/12/2024

1555– Apocalipse 13:2 – A BESTA COM CARACTERÍSTICAS DE ANIMAIS (Leopardo, Urso, Leão e Dragão)



“E a besta que vi era semelhante ao leopardo, e os seus pés como os de urso, e a sua boca como a de leão; e o dragão deu-lhe o seu poder, e o seu trono, e grande poderio”. Apocalipse 13.2


DEVOCIONAL:
A besta do versículo 2 e a mesma do versículo 1, que representa não somente o reino gentílico mundial dos tempos do fim, mas também o rei daquele reino. Esta besta é uma pessoa cruel como uma fera, que conseguirá o domínio político e religioso do mundo daqueles tempos (Ap 17.13; Dn 7.4-6; 8.25; 9.27). É chamado o “homem do pecado”, em 2 Ts 2.3-4 e o “anticristo”, em 2 Jo 2.18 (“anti” quer dizer “em lugar de”; assim sendo, o anticristo afirmará ser o Cristo verdadeiro, o Messias verdadeiro, Mt 24.24,25; 2 Ts 2.3,4). Ele fará aliança com a nação de Israel (Dn 9.27).

“E a besta que vi”
A besta é tanto o anjo caído que será solto do abismo para ajudar ao Anticristo (Ap 11.7); temos então duas bestas, seres diferentes: Anjo caído e o anticristo.

Esta besta tem quatro características figuradas de animais: Leopardo, urso, leão e dragão.

“vi era semelhante ao leopardo”
Este anjo caído ajudará ao anticristo a conquistar rapidamente; Daniel descreve este acontecimento em (Dn 7.6).

“e os seus pés como os de urso”,
Uma característica do antigo império do reino Medo Persa, que é a ferocidade.

“e a sua boca como a de leão”;
Representa a beleza e magnificência do Império Babilônico.

“e o dragão deu-lhe o seu poder, e o seu trono, e grande poderio”.
O dragão representa Satanás, que dá poder ao anticristo; essa besta terá ajuda direta de Satanás, onde uma hoste de outros anjos caídos e espíritos demoníacos serão poderosos.

A palavra “trono”. A palavra significa propriamente um assento; então um assento alto; então um trono, como aquele em que um rei se senta. Aqui se refere a esse poder como exercendo domínio na terra.

ORAÇÃO:
Muitos estudiosos da Bíblia veem a besta como uma representação simbólica de um poder ou império maligno que se opõe a Deus e ao Seu povo. As características da besta (leopardo, urso e leão) podem simbolizar a força, a ferocidade e a autoridade desse poder. O dragão, que é identificado como Satanás, dá a essa besta seu poder e autoridade, indicando uma aliança entre forças malignas. Neste dia venho pedir para que os fiéis a Deus estejam protegidos desta força e autoridade do mal, e possamos estar com Jesus Cristo para sempre. Amém!