Visitaram este Blog

10/31/2024

1574 – Apocalipse 14:4 – NÃO ESTÃO CONTAMINADOS COM MULHERES


“Estes são os que não estão contaminados com mulheres; porque são virgens. Estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vá. Estes são os que dentre os homens foram comprados como primícias para Deus e para o Cordeiro.” Apocalipse 14.4




DEVOCIONAL:
Onde ele vê o Cordeiro (Jesus Cristo) com 144.000 pessoas que têm o nome de Deus e do Cordeiro escrito em suas testas. Essas pessoas são descritas como “virgens” no sentido de pureza espiritual, significando que não se contaminaram com a idolatria ou com práticas pecaminosas.

A expressão “seguem ao Cordeiro onde quer que ele vá” indica uma devoção completa e inabalável a Jesus, seguindo Seus ensinamentos e exemplo. Ser “primícias para Deus e para o Cordeiro” significa que esses indivíduos são os primeiros frutos da redenção, dedicados a Deus de maneira especial.

Que não foram contaminadas por mulheres: Que eram castas. A palavra “contaminado” aqui determina o significado da passagem, como denotando que eles não eram culpados de relações sexuais ilícitas com mulheres. É desnecessário mostrar que isso é uma virtude em toda parte exigida na Bíblia, e em toda parte declarada como uma das características dos remidos. Em nenhum momento há exortações mais frequentes nas Escrituras do que nisto; em nenhum momento se manifesta mais solicitude de que os professos amigos do Salvador não tenham culpa. Compare Atos 15.20 ; Romanos 1.24-32 ; 1 Coríntios 6.18; Hebreus 13.4 . Veja também 1 Coríntios 5. 1; 1 Coríntios 6.13; Gálatas 5.19 ; Efésios 5.3; Colossenses 3.5 ; 1 Tessalonicenses 4.3 . Esta passagem não pode ser aduzida em favor do celibato, seja entre clérigos ou leigos, seja a favor de princípios monásticos de qualquer forma; pois o que é especificado é que elas não foram “contaminadas com as mulheres”, e uma conexão legal dos sexos, como o casamento, não é contaminação. Veja em Hebreus 13.4. A palavra traduzida aqui “profanada” é uma palavra que não pode ser aplicada à relação matrimonial. Significa apropriadamente “sujar, manchar, contaminar”. 1 Coríntios 8.7; “Sua consciência está fraca, está contaminada.” Apocalipse 3.4 ; “Que não contaminaram suas roupas.” A palavra não ocorre em outro lugar no Novo Testamento, exceto na passagem diante de nós, e será visto imediatamente que ela não pode ser aplicada àquilo que é lícito e apropriado e, consequentemente, que não pode ser interpretada como uma expressão contra o casamento. E a favor do celibato. É uma palavra que é adequadamente expressiva de relações sexuais ilícitas de impureza e falta de castidade na vida e a afirmação é de que aqueles que são salvos não são impuros nem castos.

“Estes são os que dentre os homens foram comprados como primícias para Deus e para o Cordeiro.”
Primogênitos ou primícias representam os mais fortes, os favorecidos, representando toda a família (Nm 3.12). O texto original diz: “São os que foram comprados”.

ORAÇÃO:
Senhor não deixe que o adultério da fé venha nós afastar da salvação conquistada na Cruz, pois a idolatria e a prostituição são figuras de linguagens que mostra a infidelidade dos que dizem ser fieis ou povo de Deus. Ajuda a fazer parte dos redimidos que não macularam com a meretriz, identificado como a falsa igreja. Tem misericórdia de cada leitor para sermos os eleitos de Deus. Amém!