Visitaram este Blog

1/16/2025

1651 – Apocalipse 18:17 – PILOTO E MARINHEIRO


“porque em uma só hora ficou devastada tamanha riqueza. E todo piloto, e todo o que navega em naus, e todo marinheiro, e todos os que negociam no mar se puseram de longe;” Apocalipse 18.17



DEVOCIONAL:
Apocalipse 18:17 descreve a reação dos navegadores e comerciantes após a queda de Babilônia: Deus tirou em pouco tempo o que os homens demoraram muitos anos para construir.

Lamentam a rapidez da sua ruína, não tiveram tempo de mudar a mercadoria, o seu discurso, para uma nova realidade. Outros profissionais da falsa igreja também se lamentam da ruina da sabedoria satânica e se afastam dela. São os missionários (piloto ou capitão) e seus assistentes (marinheiros) que trabalham no mundo pagão (labutam no mar. Ap 4.6).

Com seu trabalho missionário, aperfeiçoaram a filosofia de Babel com a falsa religiosidade, à semelhança do falso Israel nos dias de Jesus (Mt 23.15). Os assistentes humanitários da igreja profana (e quantos labutam no mar) que deveriam testemunhar Jesus entre as nações, com seu testemunho de amor, testemunharam o falso amor, o amor terreno, que o apóstolo Paulo descreveu como totalmente inútil em 1 Coríntios 13.1-3. O apóstolo João definiu perfeitamente o verdadeiro amor em 1 João 5.2-3.

ESTRUTURA
1. "Porque, em uma hora, tal riqueza foi assolada!"
2. "E todos os pilotos, e todos os que navegavam no mar, e os marinheiros, e todos os que trabalham no mar, ficaram de longe."
3. "E clamaram, vendo a fumaça do incêndio dela, dizendo: 'Que cidade é semelhante à Babilônia, a grande? "

SIGNIFICADO
1. Perda repentina e irreversível da riqueza e poder.
2. Medo e admiração dos que testemunham a queda.
3. Reconhecimento da grandeza e influência de Babilônia.
4. Julgamento divino sobre a sociedade corrupta.

ELEMENTOS SIMBÓLICOS
1. Babilônia: sociedade mundana corrupta.
2. Navegadores e comerciantes: representam aqueles que se beneficiam da riqueza terrena.
3. Fumaça do incêndio: julgamento divino.

MENSAGEM TEOLÓGICA
1. Justiça divina.
2. Consequência do pecado.
3. Salvação para aqueles que se afastam da sociedade corrupta.
4. Valorização da vida espiritual.

REFERÊNCIAS BÍBLICAS
1. Apocalipse 17:1-5 (Babilônia, a grande meretriz).
2. Apocalipse 18:1-24 (Queda de Babilônia).
3. Isaías 13:19-22 (Profecia sobre Babilônia).
4. Jeremias 50:1-46 (Queda de Babilônia).

ORAÇÃO:
Senhor ajuda que cada cristão não fica de longe contemplando a derrota dos ímpios, mas que possamos ser missionários das boas novas de salvação, e assim não ver os nossos irmãos perecerem por não terem aceitado a Jesus como Seu salvador. Vamos divulgar a Palavra de Deus em quanto esse dia não chega, pois a hora virá, em que o juízo de Deus será executado na terra. Amém!