Visitaram este Blog

4/24/2024

1384 – Apocalipse 2.10 – QUEM VENCER TERÁ A CORA DA VIDA.



“Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.” Apocalipse 2.10


#DEVOCIONAL:

“Não tema nenhuma dessas coisas que você sofrerá”
Ele não lhes prometeu isenção do sofrimento. Ele viu que eles estavam prestes a sofrer e especifica a maneira pela qual a aflição deles ocorreria. Mas ele suplica e ordena que não tenham medo. Eles deveriam olhar para a “coroa da vida” e ser confortados com a certeza de que, se fossem fiéis até a morte, seria deles. Não precisamos temer o sofrimento se pudermos ouvir a voz do Redentor nos encorajando, e se ele nos garantir que daqui a pouco teremos a coroa da vida.

“Eis que o diabo lançará alguns de vocês na prisão”
Ou fará com que alguns de vocês sejam lançados na prisão. Ele acabara de dizer que seus perseguidores eram da “sinagoga de Satanás”. Ele aqui representa Satanás, ou o diabo – outro nome do mesmo ser – que está prestes a jogá-los na prisão. Isso seria feito sem dúvida pelas mãos dos homens, mas ainda assim Satanás era o principal motor ou o instigador a fazê-lo. Era comum lançar aqueles que foram perseguidos na prisão. Veja Atos 12.3-4 ; Atos 16.23 . Não é dito com que pretensão ou com que autoridade isso seria feito; mas, como João havia sido banido de Éfeso para Patmos, é provável que essa perseguição ocorresse nos lugares adjacentes, e não há improbabilidade em supor que muitos possam ser jogados na prisão.

“Para que sejais provados”
Que a realidade de sua fé possa ser submetida a um teste para mostrar se é genuína. O designo caso é o do Salvador, embora Satanás possa fazê-lo. Era comum, nos primeiros períodos da igreja, que a religião fosse submetida a julgamento em meio a perseguições, a fim de mostrar que era de origem celestial e demonstrar seu valor na visão do mundo. Esse é, de fato, um dos projetos de julgamento em todos os momentos, mas isso parecia eminentemente desejável quando um novo sistema de religião estava prestes a ser dado à humanidade.

“E tereis tribulação dez dias”
Pouco tempo; um breve período; alguns dias. É possível, de fato, que isso possa ter sido literalmente dez dias, mas é muito mais de acordo com o caráter geral deste livro, em relação aos números, supor que a palavra “dez” aqui seja usada para indicar alguns. Compare Gênesis 24.55 ; 1 Samuel 25.38 ; Daniel 1.12 , Daniel 1.14 . Somos totalmente ignorantes quanto tempo realmente durou o julgamento; mas a garantia era de que não demoraria muito, e eles deveriam permitir que esse pensamento os animasse e os sustentasse em suas tristezas. Por que o mesmo pensamento não deveria nos encorajar agora? A aflição nesta vida, por mais severa que seja, pode ser breve; e na esperança de que isso acabe em breve, por que não devemos suportar isso sem reclamar ou repelir?

“Sê fiel até a morte”
Implicando, talvez, que, embora, em relação à igreja, a aflição seja breve, mas que possa ser fatal para alguns deles, e aqueles que estavam prestes a morrer devem permanecer fiéis ao seu Salvador até a hora da morte. Em relação a todos, se eles deveriam sofrer uma morte violenta ou não, a mesma injunção e a mesma promessa era aplicável. É verdade para todo mundo que é cristão, de qualquer maneira que ele deva morrer, que se ele é fiel até a morte, uma coroa de vida o espera. (2 Timóteo 4.8).

“E eu te darei uma coroa da vida”
Em Tiago 1.12 ; 1 Pedro 5.4 ; 1 Coríntios 9.24-27 . A promessa aqui é um pouco diferente do que foi feito aos fiéis em Éfeso Apocalipse 2.7 , mas a mesma coisa é substancialmente prometida a eles, felicidade a seguir ou admissão no céu. No primeiro caso, é a imagem pacífica daqueles admitidos nas cenas do paraíso; aqui está o triunfo do mártir coroado.

#ORAÇÃO:
Pai Celestial, as coisas são tão difíceis para a vida terrena, pois, o sofrimento chega a todos instante, mas ajuda a ser fiel até a morte, pois assim como no dia da sua vitória na cruz, o Senhor usou a cora de espinhos, que simbolizava para os romanos a vergonha do perdedor. Da mesma forma, o mundo não pode ver a cora da vida do cristão, pois não consiste em sucessos e conquistas visíveis aos olhos naturais, mas, sim, na perseverança e na fidelidade a Deus e à sua Palavra. Amém!

#christen
#edmarcos
#pastoredmarcos