Visitaram este Blog

4/28/2024

1388 – Apocalipse 2.14 – A REPROVAÇÃO DE PÉRGAMO


“Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e fornicassem.” Apocalipse 2.14


#DEVOCIONAL:

Reprovação a Igreja de Pérgamo.
Tenho contra ti algumas coisas, tens aí os que sustentam a “doutrina de Balaão… Também tu tens os que da mesma forma sustentam a doutrina dos nicolaítas”.

Quem foi Balaão
Falso profeta gentio, filho de Beor, que vendeu seus serviços a um rei pagão, e que aconselhou a seduzir Israel a comprometer sua fé por meio da idolatria e imoralidade (Nm. 22-24)

Doutrinas dos Nicolaítas
Muito parecido com a de Balaão, porem fazia abertamente comércio dos santos, publicamente apregoavam a repaganização da Igreja, afirmando ser possível servir a Deus e aos ídolos. Levando o povo pelos caminhos da fornicação, do adultério e da idolatria.

Diferença de Éfeso e Pérgamo
Enquanto a Igreja de Éfeso “odiava as obras dos nicolaítas” (2:6), a Igreja de Pérgamo “sustentava a doutrina” deles. (Não acreditavam na divindade de Cristo e praticavam as obras da carne).

No contesto geral, esta Igreja cometia adultério espiritual, e qual significa que eles tinham trocado sua fé na Cruz a outra coisas, e o dinheiro era a causa principal, e o que se refere à igreja estatal.

#ORAÇÃO:
Senhor Jesus Cristo, não deixe eu ser reprovado pelos meus atos, desviando para doutrinas que não estão na sua Palavra, mas que eu possa permanecer na fé, e ter esperança de vida eterna com Cristo. Amém

#christen
#edmarcos
#pastoredmarcos