“Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.” Apocalipse 2.13
#DEVOCIONAL:
“Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás;...”
Jesus sabe de tudo, o que você faz, onde mora, inclusive sabe das adversidades que os seus discípulos tem.
O trono de Satanás significa poder do mal,
Pérgamo instituiu o primeiro culto de adoração a um imperador vivo (29 a.C.). Eis por que ela é referida como o lugar "onde Satanás tem seu trono".
“Mesmo onde está o assento de Satanás”
Um lugar de maldade especial, como se Satanás habitasse ali. Satanás é, por assim dizer, entronizado lá. A influência de Satanás na produção de perseguição é o que é particularmente aludido, como é evidente na referência que é feita imediatamente ao caso de Antipas, o “mártir fiel”.
“E tu guardas firme o meu nome”
Eles professaram o nome de Cristo; isto é, eles professaram ser seus seguidores e aderiram firmemente a ele e a sua causa em toda a oposição que lhe foi feita. O nome Cristian, dado em homenagem a Cristo, e indicando que eles eram seus discípulos, eles não tinham vergonha ou negação. Foi esse nome que sujeitou os primeiros cristãos a serem reprovados. (1 Pedro 4:14) .
“E não negou minha fé...”
Ou seja, não negou minha religião. O grande elemento essencial da religião cristã é a fé, e isso, por ser tão importante, costuma ser colocado em toda a religião.
Mesmo naqueles dias em que Antipas era meu fiel mártir – de Antipas, nada sabemos além do que aqui é declarado.
“... Quem foi morto entre vocês...”
Parece que, embora a perseguição tenha ocorrido ali, mas uma pessoa foi morta. Parece também que a perseguição era de caráter local, uma vez que Pérgamo é descrito como “sede de Satanás”; e a morte de Antipas é mencionada em conexão imediata com esse fato. Todas as circunstâncias mencionadas nos levariam a supor que se tratava de um surto popular, e não uma perseguição realizada sob a autoridade do governo, e que Antipas foi morto com entusiasmo popular. Então, Atos 14.19.
“Onde Satanás habita”
A repetição dessa ideia – muito à maneira de João – mostrou quão intensamente a mente estava fixada no pensamento e quão viva estavam os sentimentos à malícia de Satanás, como exibida em Pérgamo.
Vale salientar que essa perseguição de Antipas originou-se dentro da igreja de Pérgamo.
#ORAÇÃO:
Senhor Jesus, conforme foi lido hoje, não deixa ser um perseguidor daqueles que estão fixados na Cruz de Cristo. Pois, não tenho prazer em referenciar o trono de Satanás. Mas sim olhar para Cruz de Cristo e ver o trono de Deus e Jesus a sua destra, esperando o momento para nos buscar para a vida eterna com Deus.
#christen
#edmarcos
#pastoredmarcos