“E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.” Apocalipse 2.23
#DEVOCIONAL:
Neste texto chega a hora do juízo do Senhor, se esta advertência final não fosse atendida, o posso seguinte seria o julgamento. Todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda mentes e corações e retribuirei cada um de vocês de acordo com as suas obras.
“Matarei os seus filhos”
Primeiro sentido desse texto é a morte espiritual.
O filho é a continuidade da descendência, da vida, do caráter e da obra de um homem. Essa a razão de um dos maiores castigos daquela época ser a falta de filhos, ou a perda dos descendentes. Essa ameaça é a mesma de Elias ao acusar Acabe que se deixou desviar por sua mulher Jezabel (1 Rs 21.21). Quando diz em matar os seus filhos, e extirpar as novas gerações, ou exterminar um povo.
“E todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações”
Quando fala todas as igrejas, também está falando a igreja do nosso século, a onde nós congregamos, terão a mesma experiência. O “Eu Sou” não é somente consolação para o crente em Jesus, mas pode ser também a certeza do castigo (Nesse contexto, é aconselhável considerar atenciosamente Romanos 2.3-11). Para o nosso Deus nada é oculto, não pode ser enganado (Sl 7.9, etc).
“E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.”
Essa afirmação coincide com as palavras de Jesus ao advertir sobre os falsos profetas (Mt 7.15-23). Pelo fruto da nossa vida para Deus seremos retribuídos, para o nosso bem ou para o mal.
A obra não é o número de pessoas às quais porventura levamos o evangelho, nem prédios, pregações ou estudos. Devem ser obras espirituais para subsistirem no fogo do juízo de Deus. (1 Co 3.13-14). O Apóstolo Paulo ensina em Gálatas 5.22-23, quais é o fruto do Espírito que Deus quer que apresentemos. A obra da nossa vida está em nós, à vitória do espírito sobre nossa inclinação carnal pela Palavra de Deus e pela misericórdia de Deus que há em Jesus Cristo. Essa obra em nós se manifesta aos outros pelos atributos segundo os quais devemos viver.
#ORAÇÃO:
Senhor, sabemos que não podemos nos esconder de Cristo. Ele sabe o que existe em nosso coração e em nossa mente, e ainda assim nos ama. Hoje quero confessar se por ventura tem algum pecado que tentamos esconder de Deus, possa ser confessados a Ele. Amém!
#christen
#edmarcos
#pastoredmarcos