Visitaram este Blog

5/16/2024

1406 – Apocalipse 3:3 – RECEBER, OUVIR, GUARDAR E ARREPENDER-TE.


 

“Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei”. Apocalipse 3:3


#DEVOCIONAL:
O ensino para a igreja de Sardes era voltar ao que haviam ouvido e crido, voltar aos alicerces de sua fé. É importante crescer no nosso conhecimento do Senhor, aprofundar nosso entendimento, por meio de precavido estudo. Mas não importa o quanto possamos aprender, nunca devemos abandonar as verdades fundamentais a respeito de Cristo. Nenhuma nova verdade de Deus contradirá esses ensinamentos bíblicos basilares.

A igreja deveria “despertar”. Sua riqueza e conforto havia feito com que dormissem. Sua satisfação própria fez com que morressem espiritualmente. Eles não apenas haviam se distanciado dos ensinamentos dos apóstolos, como não estavam mais desenvolvendo em sua fé ou evangelização. A eles, faltava o serviço misericordioso aos outros e também a unidade ou amor. Você está vigilante e alerta? Se Deus lhe deu uma posição de responsabilidade, para ensinar, liderar ou servir, use essa posição para encorajar os que estão à sua volta, para que estejam espiritualmente despertos e moralmente preparados.

“Lembra-te”
Uma advertência séria (como a igreja de Éfeso 2.5). A igreja de Sardes não pode continuar no seu caminho, deve voltar ao seu princípio. Assim como cada cristão deve lembrar-se de quando iniciaram sua carreira de fé em Cristo Jesus.

“Como tens recebido e ouvido”
No começo dessa igreja, certamente entre aqueles que receberam Jesus no sentido de (Jo 1.12-14) ouviram a Palavra de Deus, mas o ouvir tem de evolver para o “Guardar”.

“Guardar”
Sem guardar a Palavra do Senhor não pode existir uma igreja viva (Ap 3.10), pois sem preservar os mandamento do Senhor é impossível amá-lo (1 Jo 5.2-3). Essa igreja eu não ouve mais e que não guarda os ensinamentos das Escrituras, precisa então começar de novo.

“Arrepende-te.”
Pois se não retornar estará sujeita ao castigo como consequência do seu desvio.

“E, se não vigiares”.
O “se” está colocando dúvida que a igreja de Sardes não estava vigilante, ou seja, estava despercebida, e a qualquer momento Ele viria sobre a esse povo, como um ladrão, que não se sabe a hora que vai atacar.

“Virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei”.
Essa figura do ladrão é apreciada em relação a outras advertências no Novo Testamento (Mt 24.43-44; 1 Ts 5.1-4, etc.). O ladrão vem como o opositor que tem algo de valor que nos pertence; e de forma inesperada para aqueles que se julgam seguros e em paz.

Essa figura perdeu seu medo para a igreja vigilante e se tornar um alivio. No caso da igreja de Sardes, que não conhecia mais a Deus, ela lembra o povo de Deus nos dias de Oséias (Os 4.4-6).

#ORAÇÃO:
Pai Nosso que estás no Céu, não deixe esquecer-se das bênçãos recebida por Ti, da sua Palavra e da salvação, pois se desviar-se dos seus caminhos, facilmente cairemos em pecado. Para firmar na fé temos que lembrar o que temos recebido. Não deixe só lembrar-se das coisas que ouvimos; precisamos guardar as palavras do Senhor. O seu evangelho não é apenas ouvir, mas é para obedecer, ajuda eu ser obediente. Lembra-nos da importância de permanecermos vigilantes e atentos à nossa fé e conduta. O chamado ao arrependimento é uma oportunidade para nos reconciliarmos com Deus e nos afastarmos do pecado. Que possamos refletir sobre essas palavras e buscar uma vida de retidão e comunhão com o Criador. Amém!