Visitaram este Blog

6/13/2024

1434 – Apocalipse 5:1 – O LIVRO SELADO, ESCRITO POR DENTRO E POR FORA.


“E vi na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos”. Apocalipse 5.1


#DEVOCIONAL:
Nessa passagem, o livro selado com sete selos representa algo de grande importância e mistério. O anjo forte pergunta quem é digno de abrir o livro e desvendar seu conteúdo. A resposta é que o Leão da tribo de Judá, que é uma referência a Jesus Cristo, é o único digno de fazê-lo.

“E vi”...
Aqui determina que o apóstolo João esteja vendo, e a visão tem uma continuidade.

“Na mão direita daquele que estava sentado no trono”.
O emblema de seu poder dominante; Senhor.

“Um livro”
Que ele segurou abertamente, a fim de dar a ele que era digno e capaz de tornar conhecido seu conteúdo. Apóstolo João, como também Daniel e outros profetas, ser registrados em um belo número por eventos futuros, para que sejam registrados em um livro para uma maior certeza deles. Este livro é aqui representado como estando na mão direita de Deus, para significar que, como ele sozinho dirige os assuntos da futuridade, então somente ele é capaz de revelá-los.

“Escrito por dentro e por fora, selado com sete selos”
Como os selos ainda não foram abertos existe duas possibilidades de interpretar essa figura:

a) Trata-se de uma mensagem plena e completa, que não deixa espaço para acrescentar algo (Dt 4.2; 1Co4.6b; 2Jo 9, etc.).

b) Refere-se a um costume jurídico dos tempos do apóstolo, um documento valioso na forma de um testamento duplo. A vontade expressa no interior do documento tinha valor jurídico incontestável. O que estava escrito por fora era disposições gerais do conteúdo interno para uma eventual orientação necessária antes da abertura dos selos, mas com a mesma mensagem do interior. Ao ser aberto o selo, nada havia de novo, apenas a vontade nele expressa de entrar em vigor juridicamente.

“De todo Selado”
Tanto o selar como o abrir do selo era um ato legal e jurídico e poderia significar:

a) Uma assinatura que dá o devido valor legal a um documento;

b) Proteger o conteúdo para assegurar uma propriedade (Mt 27.66);

c) Para assegurar e proteger a propriedade de qualquer uso indevido ou violação (Ap 7.3-4).

“Com sete Selos”
O número sete tem um significado especial na Bíblia, que simboliza a plenitude e perfeição de Deus. Neste caso a sua importância e que ao abri-los os selos, se inicia a história dos últimos tempos, e veremos as coisas que terão de acontecer, ou já está acontecendo. Mediante os acontecimentos descritos no livro dos sete selos, ganharemos uma visão da história humana, do mundo onde Satanás atua através dos seu poder do mal, do ódio e inimizades que se materializam em guerras, revoluções, problemas familiares, sociais e catástrofes de toda ordem. O caos se aproxima e se aperfeiçoa na história da humanidade, principalmente na história de cada ser humano sem Deus. Tudo que está escrito já foi revelado no Antigo Testamento e no evangelho de Jesus, “no escrito por fora”. Agora os foi concedido ver a realidade da execução da vontade do Senhor: “o escrito por dentro”.

#ORAÇÃO:
Agradeço-te por ter revelado para nós o que está escrito por fora desse livro, que está no Antigo Testamento e no Evangelho de Jesus Cristo. E agora esperamos encontrarmos no céu, onde o livro será aberto pelo Salvador e a justiça de Deus será consumada. Tenha misericórdia de cada um dos leitores, pois queremos estar no lugar reservado para os salvos, quando esse tempo chegar. Amém!