“E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete pontas e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra”. Apocalipse 5.6
#DEVOCIONAL:
O apóstolo João viu, no centro do poder, do “trono”, no centro da criação material e no meio dos representantes do povo de Deus, um Cordeiro. Aquele que nos soltou da servidão do pecado (Ap 1.5-6). De acordo com 1ª Coríntios 5.7; 1ª Pedro 1.18-19. Ele é o nosso cordeiro pascal que nos libertou do império das trevas (Cl 1.13).
“Um Cordeiro”
O Leão da tribo de Judá se manifesta como um cordeiro. Mas uma vez o Reino de Deus é apresentado de ponta cabeça (cf. Mt 19.30). a imagem do Cordeiro continua em todo o livro, por mais de 30 vezes, até o último capítulo (22.1,3). Que desafio ser como esse Cordeiro: entregar-se em favor de outras pessoas, não contando a própria vida como preciosa para si mesmo (Rm 8.35-39; cf. 1Pe 2.19-25). O Cordeiro é o símbolo principal no Apocalipse para representar Cristo.
“De pé”
O estado de pé, mostra que o Cordeiro está pronto para servir: com o desígnio de cumprir a sua missão. (Hb 10.7). Fazer a vontade de Deus.
“Ele tinha sete chifres”
Chifre significa simbolicamente poder (Dt 33.17, etc.). Logo o número sete, tem o símbolo de plenitude divina. Essa figura de linguagem deste texto dos chifres nos afirma que Jesus tem a plenitude do poder divino (Mt 28.18).
“E sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra”.
Mais uma vez o texto mostra a figura dos sete olhos do Cordeiro, que são os sete Espíritos de Deus (Is 11.2), expressa principalmente o cuidado vigilante do Senhor para com seu povo. (1 Rs 8.29/Dt 11.12; Sl 33.18, etc.). A plenitude da vigilância do Pastor (o número sete) (Jo 10.28). Vale lembrar, nesse contexto, os sete espíritos de Jesus (Ap 1.4) que cuidam, consolam e orientam as sete igrejas no sentido do Espírito Santo prometido por Jesus (Jo 14.26; Jo16.13; Jo 14.16-18).
No Cordeiro, “como tinha sido morto”, há, portanto, a plenitude do cuidado espiritual que consola, ensina e orienta o povo de Deus, a Palavra de Deus (Jo 6.63) Essa realidade o mundo não poder ver (cf Jo 14.16-18 ou 1ª Co 2.14, etc.) nem entender, mas para nós é importante compreender a realidade dessa vitória e a sua consequência para todo o ser humano. Quando confrontado com os escritos do apóstolo Paulo em 1ª Coríntios 1.23, escreveu: “Jesus Cristo, crucificado, é loucura para a mente humana”. O homem natural não compreende as coisas espirituais, “como tinha sido morto”, que significa vencedor, o poderoso.
#ORAÇÃO:
Senhor Jesus Cristo, aquele que julgará os que rejeitaram o seu sacrifício como o Cordeiro de Deus, que representa o poder e a força de um soberano, vem nesta hora nos acolher, e abençoar com sua graça, para que alcançamos salvação, paz e muita sabedoria nos últimos dias nesta terra. Amém!