Visitaram este Blog

6/30/2024

1451 – Apocalipse 6:6 – Terceiro selo – FOME e ESCASSEZ.


“E ouvi uma voz no meio dos quatro animais, que dizia: Uma medida de trigo por um dinheiro, e três medidas de cevada por um dinheiro; e não danifiques o azeite e o vinho”. Apocalipse 6.6


#DEVOCIONAL:
“Uma medida de trigo por um dinheiro”
Pelo exemplo de Mateus 20.2, um denários é o salário pago por um dia de trabalho. Uma medida de trigo era a quantidade de farinha necessária para sustentar um homem por um dia. Esse preço (exageradamente caro, de oito a dez vezes maiores do que o normal) significava fome e miséria para uma família.

“Três medidas de cevada por um dinheiro”
Outra figura de extrema pobreza. A cevada era planta para dar de comer aos jumentos e cavalos e, somente em épocas de grande escassez, era usada como alimento pelos pobres.

“Não danifiques o azeite e o vinho”
Existem várias interpretações para essa exclamação, mas é prudente interpretá-la de acordo com o uso dessas duas palavras no livro de Apocalipse.

O “vinho” e citado oito vezes e sempre num conceito negativo (Ap 14.8; 17.2; 18.3, etc.). Era o símbolo de uma vida devassa e imoral e, junto com o azeite, faz parte dos artigos de luxo dos ricos de Apocalipse 18.13. “Não danificar o azeite e o vinho” sugere que os ricos não estão sendo atingidos pela escassez do povo. Esta desigualdade social do nosso mundo material corrompe todo bom-senso, toda boa convivência entre os homens e povo e só leva ao ódio.

Esta é uma vitória do poder de Satanás que, conforme esse versículo se intensificará quanto mais se aproxima do fim da história humana dessa geração. Por outro lado, a incompetência do homem natural para resolver seus problemas mais fundamentais, apesar de todos os seus esforços, torna-se cada vez mais perceptível.

O azeite e o vinho referem-se à oliveira e à videira, que não sofrem tanto na seca quanto os cereais. Embora tenha havido fome durante a época da igreja (Mt 24.7), esse trecho alude a uma fome específica durante a grande tribulação.

#ORAÇÃO:
O Senhor quer nos mostrar que com os indícios de fome, tragédias naturais, terremotos, tufões, tsunamis, dilúvios, secas etc. levam as pessoas a repensar a razão de sua vida, conforme Lucas 13.1-5; 15.14. Para os fieis sempre Deus tem uma saída, o meu desejo é ficar firmes e constantes até o grande dia da sua vinda. Amém!