5 Da tribo de Judá, havia doze mil selados; da tribo de Rúbem, doze mil selados; da tribo de Gade, doze mil selados; Apocalipse 7.5
6 Da tribo de Aser, doze mil selados; da tribo de Naftali, doze mil selados; da tribo de Manassés, doze mil selados; Apocalipse 7.6
7 Da tribo de Simeão, doze mil selados; da tribo de Levi, doze mil selados; da tribo de Issacar, doze mil selados; Apocalipse 7.7
8 Da tribo de Zebulom, doze mil selados; da tribo de José, doze mil selados; da tribo de Benjamim, doze mil selados. Apocalipse 7.8
#DEVOCIONAL:
Como já vimos às doze tribos de Israel relacionadas nesses versículos fazem parte dos selados de Deus. Mas, é difícil entender o “por quê?” essa relação das tribos nessa mensagem, a qual é geralmente bastante resumida. Intrigar-se também a falta da tribo de Dã nesse relato (o patriarca Irineu explica a exclusão de Dã com a afirmação de que o anticristo vivia em Dã, baseando-se em Jeremias 8.16). As Escrituras, porém, não confirmam essa interpretação, nem citam outro motivo. Os versículos que listam as tribos, descendentes dos filhos de Jacó, contêm, no entanto, uma mensagem importante: ao considerarmos as bênçãos proféticas de Jacó (Gn 49.1-28) verificamos que todos os filhos de Jacó são diferentes entre si, cada um com sua capacidade e função distintas; mas, apesar de toda a diversidade, é um só povo, o povo de Deus. Todos deixaram as panelas de carne do velho mundo e pela fé dispuseram a abandonar um ambiente conhecido em direção a uma nova pátria desconhecida, mas “prometida”. Seguindo e exemplo de Moisés (Hb 11.24-26).
A sequencia das tribos não é conforme seus nascimentos, mas vem alistada primeira a tribo de Judá antes de Ruben, seu irmão mais velho, porque o Messias pertencia à tribo de Judá é uma das explicações.
Já a tribo de Manassés é uma das duas tribos de José (Efraim e Manassés), mas mencionada separadamente, provavelmente para perfazer 12 tribos, uma vez que Dã é omitida. (Alguns teólogos acredita que foi deixada de fora por ser a tribo mais idólatra das demais Jz 18.30).
A tribo de Efraim não é mencionada aqui, enquanto Manassés é incluído. Alguns estudiosos sugerem que isso ocorre devido à rebeldia da tribo de Efraim (ver 1 Reis 12:25; Isaías 7:9, 17; Oséias 5).
Segundo o escritor E.W. Bullinger: “(5-8) Estes versículos: predizem um selamento literal de um número literal de pessoas tiradas dessas tribos de Israel. Agora, nenhum judeu sabe ao certo sua tribo, mas os seladores divinos sabem que 144.000 (Ap 10) são separados para os propósitos de Deus. Dã e Efraim são omitidos, Levi e José tomam seus lugares. Por esse motivo, veja Levítico 24: 10-16 Deuteronômio 29: 18-21 Juízes 18: 2-31 1 Reis 12: 26-38 Oseias 4:17 Sua restauração à herança terrena é mostrada (Eze 48), sendo a razão apresentada em Romanos 11 : 29”
#ORAÇÃO:
Senhor! Agradecemos por fazer parte da igreja selada que vai morar na eternidade com Deus. Por esse motivo que aceitei o Salvador Jesus Cristo para ter o meu nome no Livro da Vida e ser arrebatado com os santos no dia da redenção. Amém!