Visitaram este Blog

7/15/2024

1466 – Apocalipse 7:4 - OS CENTO E QUARENTA E QUATRO MIL SELADOS.



“E ouvi o número dos selados, e eram cento e quarenta e quatro mil selados, de todas as tribos dos filhos de Israel.” Apocalipse 7.4


#DEVOCIONAL:
Temos de considerar que estamos estudando um livro de revelação. Revelar uma coisa sempre diz respeito a algo encoberto e misterioso ou desconhecido.

“E ouvi o número dos selados”
Pelos costumes da época, os números e mistérios sempre equivalem a um nome, como em Apocalipse 13.7 e 15.2. No versículo 7.4 temos a mesma situação.

“Eram cento e quarenta e quatro mil selados, de todas as tribos dos filhos de Israel.”

Não haveria lógica em esperar que logo depois viesse um número contábil dos selados, mas apenas um símbolo que tem sua origem no Antigo Testamento conforme os v. 5-8. No contexto se abre o caminho para entender os 144 mil em função dos filhos de Israel.

Sugere-se, portanto, a seguinte explicação lógica, que também coincide com outras referências bíblicas em relação ao numero dos redimidos.

12 (as dose tribos de Israel) multiplicado por 12 (os cristão do N. T. vindos das nações) = 144 em expressa a plenitude ideal do povo do Senhor. Cento e quarenta e quatro, por sua vez, são multiplicados por mil. Que significa um grande número (é o maior número do sistema decimal daquela época – Jó 9.3; Sl 84.10; Is 60.12, etc.).

Toda a composição de 144 mil como vem acima, simboliza uma multiplicação pelo máximo possível. Trata-se da multiplicação do homem à imagem de Deus (Gn 1.27-28: o homem à imagem de Deus é o homem espiritual, que atingiu o propósito da sua existência). Toda assembleia dos santos está sendo guardada e protegida pelo Senhor (Isto é, selada – Jo 17.12; 10.28-29). Outra realidade que temos de considerar é que Israel, no tempo do cristianismo dos primeiros séculos, era nome de honra da igreja composta de Judeus e não Judeus. Vejamos alguns exemplos: O cristão que qualquer origem foi chamado de descendente de Abraão (Gl 3.28-29). Os discípulos de Jesus de todas as nações são chamados de Israel de Deus (Gl 6.15-16; Rm 9.6-9), ou povo de Deus (Ap 18.4 e 21.3).

Os 12mil da cada tribo; estes são as primícias de Israel incluídas na primeira ressurreição, junto a Israel que chegará com Cristo na Segunda Vinda.

Sendo assim podemos dizer resumidamente que os cento e quarenta e quatro mil selados por Deus são a plenitude da humanidade espiritual, guardada e segura nas mãos do Criador até Jesus voltar.

Segundo o comentário da Bíblia Pentecostal: Esses 144 mil são novos crentes dentre os filhos de Israel que serão comissionados e capacitados pelo Espírito Santo para pregar o evangelho durante os negros dias da tribulação.

Serem selados por Deus não significa que estejam protegidos da morte física nem do martírio resultante da perseguição por satanás (v.14). Estão, no entanto, protegidos do juízo divino direto e da aflição demoníaca (9.4).

Segundo o teólogo: John T. Hinds argumentou que o número se referia àqueles que foram salvos da nação física de Israel.

Bem como JW Roberts, sentiram que os 144 mil são representados pela Israel espiritual, isto é, a igreja.

Ainda temos outras interpretações literais, onde temos o fato de que Jesus falou dos doze apóstolos (12 pessoas) assentados em “doze tronos para julgar as doze tribos de Israel” no ultimo dia (Mt 19.28). Não há razão por que não tomar isso como uma referência literal às doze tribos de Israel. E muitos eruditos bíblicos acreditam numa restauração literal da nação de Israel, por causa das promessas feitas por Deus aos descendentes da semente de Abraão (Gn 12;14; 15; 17; 26) que ainda não foram cumpridas “para sempre”, como foram prometidas (cf . Gn 13.15).

#ORAÇÃO:
Sabemos que estes selados, são descritos como servos de Deus (v.3), proveniente das tribos dos filhos de Israel (v.4-8). São assinalados na testa para indicar a sua consagração a Deus e que pertence a Ele. Assim neste dia eu te peço que tenha misericórdia de cada um de nós, para sermos escolhidos e arrebatados no grande dia da sua vinda. Amém!

#devocaoaDeus
#pastoredmarcos