Visitaram este Blog

7/21/2024

1472 – Apocalipse 7:13-14 - QUEM SÃO ESTES?



13 E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são, e de onde vieram? Apocalipse 7.13
14 E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. Apocalipse 7.14



#DEVOCIONAL:
O texto do versículo 13 do capítulo 7 de Apocalipse vem com uma declaração semelhante dos profetas (Jr 1.11; Ez 37.3 e Zc 4.2). O ancião vai perguntar ao apostolo João: “e de onde vieram?” A respostas de João sugere que o apóstolo teve dificuldade em identificar prontamente esses vencedores com os pobres de Apocalipse 2.9, com os inativos e fracos de Apocalipse 3.8. Com a natureza humana o Apostolo João devolve a pergunta no versículo 14: “Senhor, tu sabes”. Então o ancião passou em seguida a explicar-lhe de onde vieram os salvos.

“São os que vieram da grande tribulação”
Vamos a uma análise em que os israelitas que entraram na terra prometida vieram do grande deserto, que se tornou uma figura simbólica da vida cristã 1Cor 10.1-6). Todo aquele que almeja alcançar a vida eterna precisa andar pelo caminho de Jesus, o caminho da cruz. Não devemos inquietar-nos com as tribulações, pois sabemos que estamos designados para isso (1Ts 3.3). “Todos quantos querem viver piedosamente em Jesus Cristo serão perseguidos” (2Tm 3.12).

Entende que os que vieram da grande tribulação, poderão ser os que não negaram a Jesus, e foram mortos no período da tribulação por não aceitar adorar outros deuses.

Nessa ocasião é bom lembrar que nosso caminho em direção à vida é ameaçado, em primeiro lugar, por nossa própria natureza terrena (Ef 6.12-18). Só em segundo lugar vêm as tentações, seduções e outras ao nosso redor.

São também “lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro”. Foram salvos ao confiar em Cristo e o que Ele fez na cruz.

#ORAÇÃO:
Oh! Deus poderoso, com a sua graça e misericórdia podemos ser salvos da tribulação, e não chegar a eternidade com as roupas manchadas, mas limpas e branqueadas, com o símbolo da pureza celestial. Amém!