“E o primeiro anjo tocou a sua trombeta, e houve saraiva e fogo misturado com sangue, e foram lançados na terra, que foi queimada na sua terça parte; queimou-se a terça parte das árvores, e toda a erva verde foi queimada”. Apocalipse 8.7
#DEVOCIONAL:
Vamos ter uma série de toques de trombetas por cada anjo, e com cada toque das trombetas haverá um acontecimento do julgamento Divino.
No primeiro anjo com a primeira trombeta, o julgamento vem com “saraiva e fogo misturado com sague”, conforme a linguagem figurada da sétima paga do Egito (Êx 9.13-25; cf. Ez 38.22).
Fogo misturado com sangue tem um significado que a fonte da vida, a água, passou a ser uma fonte criminosa que leva à morte. No sentido espiritual, esse exemplo nos ensina que desse o início do juízo de Deus, toda fonte de vida intelectual, seja filosofias, ideologias, ou falsa religiosidade, desde já manifestam seus potenciais assassinos da verdadeira vida.
Foi queimado um terço da terra, a fração mostra que o castigo anunciado pelas trombetas ainda não é completo e definitivo. (a mesma fração aparece em cada uma das próximas três pragas: v.8,9,10 11, 12). Uma fração menor (um quarto) da devastação acompanhou a abertura do quarto selo (6.8).
Alguns estudiosos diz que a terra não pode ser uma referencia à terra material, física, mas a terra espiritual, ao povo nominal de Deus, aqueles que se chamam cristãos ou judeus, mas não são (ver Ap 6.12-17).
“E toda a erva verde foi queimada”. Mostra os flagelos de Ap. 6.12-17, vindo da parte de Deus atingirão e farão sofrer a falsa religiosidade, tanto sua liderança como o pouco da porção divina que talvez possa ainda existir, conforme lemos em Mateus 25.28-29.
Segundo a Bíblia de Estudo Pentecostal a Saraiva e fogo bem como o sangue fazem parte dos quatro primeiros julgamentos das trombetas
1) Uma terça parte da vegetação destruída por fogo e saraiva; uma terça parte do mar e dos rios é poluída; os céus, o sol, a lua e as estrelas são escurecidos durante uma terça parte do dia e da noite (vv. 7-13)
2) Os julgamentos afetam os seres humanos também, pois muitos são mortos (v.11). O julgamento é limitado a uma terça parte do mundo, porque o propósito do julgamento é advertir as pessoas e trazê-las ao arrependimento (9.20,21).
#ORAÇÃO:
Neste dia oramos pelas vidas que ainda não encontraram salvação, pois o julgamento de Deus para os infiéis será terrível, ainda é tempo de se apegar com o Criador, e aceitar Jesus como Salvador para escapar da ira do Senhor. Amém!