“E o segundo anjo tocou a trombeta; e foi lançada no mar uma coisa como um grande monte ardendo em fogo, e tornou-se em sangue a terça parte do mar”. Apocalipse 8.8
#DEVOCIONAL:
O segundo dos sete anjos tocou a trombeta (ref. Trombetas cf. 8.2). De volta ao estudo, não podemos perder de vista que a visão das sete trombetas faz parte do último dos sete selos, que são a revelação da vontade do Criador, que passa a vigorar efetivamente. Em primeiro lugar, intelectual e espiritualmente; o que, sem dúvida, tem consequências matérias e físicas. Nesse versículo, temos também símbolos bíblicos conhecidos, que expressam uma realidade espiritual e suas consequências.
“Uma coisa como um grande monte ardendo em fogo”
Está sem cumprindo uma profecia do Antigo Testamento (Jr 51.24-25) e o profeta chama essa montanha de Babilônia. O monte que destrói. O livro de Apocalipse, ao explicar mais detalhadamente a figura “Babilônia”, chama esta grandeza humana de “mãe da imoralidade e das abominações” (Ap 17.5).
E como se fosse uma grande montanha
Uma montanha é um símbolo natural de força e, portanto, torna-se um símbolo de um reino forte e poderoso; pois as montanhas não são apenas lugares de força em si mesmos, mas antigamente respondiam aos propósitos de lugares fortificados, e eram os lugares do poder. Portanto, eles são propriamente símbolos de nações fortes. “A pedra que feriu a imagem tornou-se uma grande montanha e encheu toda a terra”, Daniel 2.35 . Compare Zacarias 4. 7 ; Jeremias 51.25 .
Naturalmente, então, aplicamos essa parte do símbolo a alguma nação forte e poderosa, não uma nação necessariamente emitida por uma região montanhosa, mas uma nação que em força se assemelhava a uma montanha.
Queimando com fogo
Uma montanha em chamas; isto é, com todos os seus bosques em chamas, ou, mais provavelmente, uma montanha vulcânica. Talvez não houvesse imagem mais sublime do que uma montanha levantada de repente de sua base e jogada no mar.
“E tornou-se sangue a terça parte do mar”
Alguns teólogos tenta expor que esse mar seja o Mar Mediterrâneo. (opinião)
Essa figura lembra a primeira praga contra os egípcios. “Toda água do rio (no caso o rio Nilo) se tonou sangue” (Êx 7.20-21). O propósito é o mesmo, mostrar o seu poder e sua determinação de quebrar a resistência do poder mundano que se opôs à libertação do povo de Deus. Ou Seja, o mesmo proposito da segunda trombeta.
A mentira e o fracasso dessa grande montanha se tornou percebível aos olhos de todos, mas, mesmo diante de sua ruína iminente, arrasa a pequena fração da ordem divina (um terço) que porventura ainda exista no mundo pagão.
#ORAÇÃO:
Senhor livra-nos desse grande meteorito ardente que cai no mar, mata uma terça parte da vida marítima e destrói muitos navios, que tudo isso que está predito para o nosso conhecimento, que nos dias vindouros irá acontecer neste mundo, livra-nos desse mal, em nome de JESUS. Amém!