“E olhei, e ouvi um anjo voar pelo meio do céu, dizendo com grande voz: Ai! ai! ai! dos que habitam sobre a terra! por causa das outras vozes das trombetas dos três anjos que hão de ainda tocar”. Apocalipse 8.13
#DEVOCIONAL:
“E olhei, e ouvi um anjo voar pelo meio do céu,”
Em outra tradução não é anjo que voa, mas uma águia, a figura de águia encontra-se três vezes no livro de Apocalipse, os versículos em questão acentuam o símbolo de voar da águia (Ap. 4.7; 8.13; 12.14). No caso desse versículo cabe mais ao anjo, pois se refere a um mensageiro.
“Dizendo com grande voz: Ai! ai! ai! dos que habitam sobre a terra! por causa das outras vozes das trombetas dos três anjos que hão de ainda tocar”.
Os três “ais...!” correspondem às três pragas finais das trombetas (v 9.12; 11; 14). E o terceiro “ai” consiste nos sete juízos das taças, nos capítulos 15; 16.
Se o efeito das primeiras quatro trombetas é um desastre para a humanidade; isto é: a ausência de tudo que vem de Deus, o efeito das próximas três trombetas a sua destruição.
Ainda quero ressaltar que estamos no sétimo selo, a humanidade ficou longe de Deus e, sabendo da sua carência do Criador, ela se esconde dele (Ap 6.15) à semelhança de Adão (Gn 3.10).
Ao serem tocadas as seis primeiras trombetas, a humanidade acaba ficando sem Deus, à semelhança de Caim (Gn 4.14). E no derramar das sete taças da ira de Deus, a humanidade se encontrará no auge da sua soberba e autossuficiência, no ser “como Deus” (Ap 17.3-6), não se arrependerá, mas blasfemará contra o Todo poderoso (Ap 16.11), à semelhança da geração de Lameque (Gn 4.23-24) e terminará sob o castigo eterno, como no caso da época de Lameque (o dilúvio).
#ORAÇÃO:
Quantos às primeiras quatro trombetas, vimos que todo o conhecimento de Deus e toda orientação da parte do Criador que ainda existia de uma ou outra forma em nosso mundo, foram eliminados. A quinta e a sexta trombeta revelam o investir das forças malignas contra o próprio homem, o qual passa a sofrer desde já os males causados pelas forças do inferno. Assim eu te peço oh! Meu Deus, tem misericórdia de mim, e dos meus irmãos, para que possamos estar a salvos desse dia tão terrível que está previsto para os que não aceitam Jesus como único Salvador. Amém!